Rogério Carvalho: política externa de Bolsonaro é de total submissão aos EUA

52 views
2 mins leitura

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) criticou a política do presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação aos Estados Unidos. Para o senador, em sua recente viagem àquele país, Bolsonaro tomou clara decisão política de alinhar automaticamente o Brasil aos interesses geopolíticos norte-americanos.

— Uma coisa é aliar-se aos Estados Unidos, mantendo, porém, alguns espaços para a defesa de interesses próprios, como fizeram outros presidentes. Outra coisa é a promessa de terra arrasada de Bolsonaro, a total submissão do Brasil aos interesses dos Estados Unidos em nome de um feroz anticomunismo. O que se prenuncia é a inteira perda de soberania em nome de uma ideologia totalmente ultrapassada — afirmou o senador nesta quinta-feira (21), em Plenário.

Em sua análise da viagem, Rogério disse que o presidente o Bolsonaro fez várias concessões sem pedir nada em troca. Criticou a pretensão do Brasil de entrar para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que pode resultar na perda de benefícios para parte das exportações brasileiras, a permissão para uso da base de lançamento de foguetes de Alcântara, o fim da exigência de visto para entrar no Brasil e a isenção tarifária para a importação de uma cota de 750 toneladas/ano de trigo proveniente dos Estados Unidos.

— Infelizmente, é o que o presidente Bolsonaro vem fazendo. O ex-deputado do chamado baixo clero resolveu praticar uma política externa que rebaixa o Brasil, uma política que vem apequenando o nosso grande país, o que vem resultando num processo acelerado de erosão da nossa soberania e em decisões equivocadas que estão causando graves prejuízos aos nossos setores produtivos.


Source: Senado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Conselho Europeu aceita prorrogar saída do Reino Unido para maio

Próxima publicação

Paulo Guedes será ouvido em audiência conjunta de duas comissões