Lei de Regularização Fundiária precisa de condições para ser aplicada, diz Izalci

48 views
2 mins leitura

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu nesta sexta-feira (27) em Plenário uma plataforma unificada de dados que facilite a regularização fundiária no Brasil. De acordo com o parlamentar, apesar da existência de uma lei específica para regular o tema (Lei 13.465, de 2017), a maioria dos municípios brasileiros enfrenta dificuldades para colocá-la em prática, por falta de condições e de pessoal qualificado. Izalci pediu apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar a plataforma de compartilhamento de dados.

O parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), realizada na última quarta-feira (25). Participaram do debate representantes do Ministério da Economia, da Casa Civil, do BNDES e integrantes da própria CDR. De acordo com o Izalci Lucas, a falta de regulação nas propriedades rurais traz muitos prejuízos, como a dificuldade de acesso ao crédito. Sem a escritura, que é uma garantia, os produtores não conseguem financiamento bancário para fomentar seus empreendimentos.

— O nosso objetivo é proporcionar que qualquer município do país possa, de fato, aproveitar a lei. Nós fizemos a lei exatamente para isso. Então, alguns estados precisam de condições para dispor da lei. Aqui, no Distrito Federal mesmo, na área rural, ela ainda não foi regularizada, e há aí milhares de pessoas que por anos e anos aguardam pela escritura.


Source: Senado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

CDR pode votar distrito industrial para exportação em Foz de Iguaçu

Próxima publicação

Confúcio Moura pede ao governo que não acabe com escola integral no Brasil