Lasier quer que Mesa do Senado opine sobre impeachment de ministros do STF

52 views
1 min leitura

O senador Lasier Martins (Pode-RS) citou em Plenário nesta terça-feira (23) a Constituição Federal para afirmar que cabe ao Senado receber denúncias contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Com base nisso, ele voltou a defender o cumprimento da lei, para que os integrantes da Mesa e não somente o presidente do Senado, monocraticamente, decida sobre a aceitação de denúncia contra ministro daquela Corte e a consequente abertura de processo de impeachment.

Assim, devemos exigir que o presidente cumpra a lei, ou seja, submeta à Mesa a análise para o recebimento ou não das denúncias contra os ministros do Supremo — disse.

Lasier Martins afirmou que o pedido de impeachment e a criação da CPI dos Tribunais Superiores não significam que o STF esteja sendo questionado. Ao destacar que a Suprema Corte é perene, ele disse que o que se quer é apurar eventuais crimes de responsabilidade praticados por alguns de seus integrantes, seja por seus comportamentos, seja por inaptidão para o exercício do cargo.

— O Senado não pode fugir à sua responsabilidade de decidir sobre o cabimento da CPI da Toga, nem sobre os vários pedidos de impeachment engavetados ou sobre a mesa do presidente da Casa. Temos obrigações que nos passaram os eleitores, dos quais somos representantes — acrescentou.


Source: Senado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Adiada votação de relatório de MP que abre setor aéreo ao capital estrangeiro

Próxima publicação

Aneel aprova reajuste médio de 5,04% nas tarifas de luz da Celpe