Epagri promove a aula inaugural de curso para jovens do Planalto Norte


Regionais de Mafra e Canoinhas pariticiparam do evento realizado na cidade de Canoinhas

em Região por

Na quinta-feira, 26, as regionais de Mafra e Canoinhas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) promoveram, no Centro de Treinamento de Canoinhas (Cetrecan), a aula inaugural do curso “Ação Jovem: produção, organização e protagonismo”.

A turma de 2018 é formada por 29 jovens de nove municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e São Bento do Sul. A metodologia do curso é a de alternância, onde, a cada quatro semanas, os alunos permanecem no Cetrecan por três dias e meio, com atividades teóricas e práticas, inclusive com visitas a propriedades rurais da região. No período subsequente os alunos buscam aplicar seus conhecimentos em casa, com a assessoria dos extensionistas da Epagri. A duração do curso é de oito semanas, perfazendo um total de 220 horas/aula. O objetivo do curso é qualificar os jovens do meio rural sobre temas como produção, formas organizativas e protagonismo. O investimento para a realização do curso, em 11 Centros de Treinamento da Epagri, é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A aula inaugural contou com a presença do secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder; do presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Coronel Mario Renato Erzinger; do secretário de Educação de Canoinhas, Osmar Oleskovicz, representando o prefeito municipal; do secretário de Agricultura de Papanduva, Mário Célio Correa; dos gerentes regionais da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg, e Mafra, Bernadete Grein; da chefe do Cetrecan, Maria Luiz Damaso da Rocha; dos coordenadores do curso, Adolar Voigt e Ana Paula Machado, e de vários extensionistas da Epagri.

Na cerimônia, a gerente regional da Epagri de Mafra, Bernadete Grein, evidenciou a alegria de receber os jovens, ao mesmo tempo em que tranquilizou os pais e mães presentes, destacando o trabalho realizado na busca para  oferecer não apenas os conhecimentos específicos, mas também incutir responsabilidade e independência em todos os alunos.

Donato Noerberg, gerente regional da Epagri de Canoinhas, falou da importância da sucessão familiar dentro das propriedades, evidenciando a oportunidade que os pais e mães estão proporcionando aos filhos. Ao alunos, Donato trouxe uma mensagem especial. “Aproveitem este tempo que vocês vão ter na Epagri e nas propriedades para fazer a diferença”, destacou.

O secretário Abel Schroeder falou do êxodo rural e destacou a importância de manter os jovens no campo. “Existe a necessidade de garantir qualidade de vida no campo, com condições para manter o jovem sempre bem atualizado, bem informado e com boa remuneração para poder trabalhar, e bem, no campo. E a Epagri faz isso com extrema eficiência”, concluiu.