Epagri promove a aula inaugural de curso para jovens do Planalto Norte

226 views
4 mins leitura

Na quinta-feira, 26, as regionais de Mafra e Canoinhas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) promoveram, no Centro de Treinamento de Canoinhas (Cetrecan), a aula inaugural do curso “Ação Jovem: produção, organização e protagonismo”.

A turma de 2018 é formada por 29 jovens de nove municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e São Bento do Sul. A metodologia do curso é a de alternância, onde, a cada quatro semanas, os alunos permanecem no Cetrecan por três dias e meio, com atividades teóricas e práticas, inclusive com visitas a propriedades rurais da região. No período subsequente os alunos buscam aplicar seus conhecimentos em casa, com a assessoria dos extensionistas da Epagri. A duração do curso é de oito semanas, perfazendo um total de 220 horas/aula. O objetivo do curso é qualificar os jovens do meio rural sobre temas como produção, formas organizativas e protagonismo. O investimento para a realização do curso, em 11 Centros de Treinamento da Epagri, é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A aula inaugural contou com a presença do secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder; do presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Coronel Mario Renato Erzinger; do secretário de Educação de Canoinhas, Osmar Oleskovicz, representando o prefeito municipal; do secretário de Agricultura de Papanduva, Mário Célio Correa; dos gerentes regionais da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg, e Mafra, Bernadete Grein; da chefe do Cetrecan, Maria Luiz Damaso da Rocha; dos coordenadores do curso, Adolar Voigt e Ana Paula Machado, e de vários extensionistas da Epagri.

Na cerimônia, a gerente regional da Epagri de Mafra, Bernadete Grein, evidenciou a alegria de receber os jovens, ao mesmo tempo em que tranquilizou os pais e mães presentes, destacando o trabalho realizado na busca para  oferecer não apenas os conhecimentos específicos, mas também incutir responsabilidade e independência em todos os alunos.

Donato Noerberg, gerente regional da Epagri de Canoinhas, falou da importância da sucessão familiar dentro das propriedades, evidenciando a oportunidade que os pais e mães estão proporcionando aos filhos. Ao alunos, Donato trouxe uma mensagem especial. “Aproveitem este tempo que vocês vão ter na Epagri e nas propriedades para fazer a diferença”, destacou.

O secretário Abel Schroeder falou do êxodo rural e destacou a importância de manter os jovens no campo. “Existe a necessidade de garantir qualidade de vida no campo, com condições para manter o jovem sempre bem atualizado, bem informado e com boa remuneração para poder trabalhar, e bem, no campo. E a Epagri faz isso com extrema eficiência”, concluiu.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Ibama embarga 10 empresas por exploração ilegal de araucárias na região

Próxima publicação

Prefeito e assistência social visitam obra de construção do Cras em General Carneiro