Câmpus Canoinhas comemora aniversário


Evento aconteceu na quarta à noite

em Região por

O Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) organizou uma solenidade festiva para comemorar, junto com estudantes, servidores, parceiros, autoridades e comunidade externa, todas as conquistas obtidas em sua história no Planalto Norte catarinense. A instalação do Câmpus Canoinhas fez parte do plano de expansão da rede federal de educação profissional, promovido pelo Governo Federal, e do projeto de interiorização do IFSC.

Sua inauguração oficial aconteceu em Brasília, no dia 29 de novembro de 2010, e a entrega da estrutura física do Câmpus à comunidade foi realizada no dia 18 de fevereiro de 2011. Mas, é importante lembrar que o trabalho começou muitos anos antes, com o envolvimento de toda sociedade na luta pela implantação de uma instituição pública de ensino que atendesse aos anseios de Canoinhas e demais municípios da região.

Desde então, o Câmpus Canoinhas expandiu o número e modalidades de cursos e, atualmente, trabalha com cursos de qualificação, cursos técnicos, cursos superiores e de pós-graduação em quatro grandes áreas de atuação: Informática e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia e Recursos Naturais. Além disso, tem cursos de educação a distância (EAD) e de educação de jovens e adultos. Todos os cursos são gratuitos e com formação de qualidade, da sala de aula à pesquisa, à extensão e à inovação.

 

Conheça a história do Câmpus Canoinhas:

2007 – Apresentação do projeto arquitetônico do Câmpus, com 5.620 metros quadrados de área construída.

7 de julho de 2008 – Entrega da escritura do terreno de 51.800 metros quadrados, pela Prefeitura de Canoinhas, o que possibilitou a finalização dos projetos e o andamento do processo licitatório.

2009 – Início da construção do Câmpus. A drenagem do terreno foi realizada por empresas da região. Parcerias e doações garantiram equipamentos para os laboratórios.

29 de novembro de 2010 – Inauguração coletiva oficial, em Brasília, dos câmpus Canoinhas, Criciúma, Gaspar, Lages e São Miguel do Oeste.

18 de fevereiro de 2011 – Entrega do Câmpus à comunidade, com inauguração da estrutura física.

Primeiro semestre de 2011 – Início dos cursos técnicos concomitantes em Agroecologia, Agroindústria e Edificações.

7 de junho de 2011 – Realização do I Workshop de Parcerias e Planejamento do Câmpus Canoinhas, com a participação da comunidade.

12 de dezembro de 2011 – Realização da primeira formatura do Câmpus Canoinhas, do curso de qualificação em Gestão da Propriedade Rural Auxiliada pela Informática, com 99 alunos de quatro localidades rurais.

14 de julho de 2012 – Primeira formatura dos cursos técnicos.

Segundo semestre de 2012 – Início do curso técnico em Informática.

9 de fevereiro de 2015 – Início do curso superior de tecnologia em Alimentos.

25 de fevereiro de 2016 – Início dos cursos técnicos integrados em Alimentos e Edificações, dos cursos técnicos concomitantes em Manutenção e Suporte em Informática (no lugar de Informática) e em Logística (turma especial pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec), do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e da especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável.

15 de fevereiro de 2018 – Início do curso técnico em Agroecologia pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

17 de fevereiro de 2018 – Primeira formatura do curso superior de tecnologia em Alimentos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*