Semana começa com várias ações na saúde de Irineópolis


Agentes de saúde e funcionários da saúde realizaram várias ações no município

em Região por

Depois de seis encontros sobre vínculos afetivos mãe e bebê, as participantes do grupo de gestantes e nutrizes do Cras receberam kits natalidade nesta segunda-feira, 30. Além dos itens para o bebê, cada kit também foi composto por uma frasqueira com materiais de higiene pessoal para elas.

Os encontros foram realizados e acompanhados pela assistente social e psicóloga do Cras que, em parceria com a secretaria de Saúde, levaram informações e possibilitaram a troca de experiências entre as participantes. A voluntária Valci Godoi também auxiliou a equipe na condução das atividades.

Outra ação da secretaria de saúde foi a divulgação da programação para a orientação para fumantes abandonarem o vício. Com o slogan “Quer parar de fumar? A Secretaria de Saúde pode ajudar você!”, semanalmente uma equipe multidisciplinar irá realizar encontros para fornecer informações, partilhar experiências e estimular a adoção de comportamentos saudáveis. A primeira reunião acontece em 10 de agosto, às 13h30, na Unidade de Saúde do Centro e para participar basta informar ao agente de saúde da comunidade sobre o interesse em fazer parte do grupo.

O Programa de Controle ao Tabagismo, visa contribuir para a redução da incidência e mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco. A abordagem do programa será realizada em dois momentos: os encontros semanais, com orientações da equipe e o tratamento medicamentoso e/ou auriculoterapia, uma técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. Neste segundo momento, os pacientes passarão por avaliação individual pelo médico capacitado do programa, que irá analisar a necessidade do uso de medicamento ou não, acompanhado de sessões de auriculoterapia. As pessoas que trabalham receberão declaração de comparecimento fornecida pelos profissionais da saúde.

Em outra frente, equipes vistoriam cemitérios na área rural para o combate ao Aedes aegypti. Acompanhados pela agente de endemias, os profissionais da vigilância sanitária e epidemiológica realizaram vistoria nos cemitérios de Poço Preto, Vila Nova, Timbózinho e Pé da Serra para verificar a quantidade de lixo, além do acúmulo de água nas sepulturas e vasos de flores. A ação também deverá ser realizada nos demais cemitérios do município buscando a prevenção de possíveis focos dos mosquitos transmissores da Dengue, Febre Amarela Zika e Chikungunya.

De acordo com a responsável pela vigilância sanitária, Samara Ruckl, em todos os locais foi encontrado lixo, além de vasos com plástico e acúmulo de água. “Os responsáveis serão notificados e para o dia de finados estaremos orientando também as floriculturas para que já vendam os vasos com furos no plástico na parte de baixo para evitar o acúmulo de água”, conta Samara.