Porto União realiza Audiência Pública de Atualização do Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil

/
446 views
6 mins leitura

A Defesa Civil de Porto União realizou na noite desta quinta-feira, 02, a Audiência Pública de Atualização do Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil, comandando pelo coordenador local da Defesa Civil, Carlos dos Santos. A audiência foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Porto União.

O Prefeito Eliseu Mibach enfatizou que nunca poupou e nem poupará esforços para manter a cidade segura em qualquer situação e que até dia trinta e um de dezembro de dois mil e vinte e quatro trabalhará incansavelmente para garantir a melhor qualidade de vida para seus cidadãos, e isso inclui um plano de contingencia eficiente e responsável para garantia da segurança da população.

Em sua fala na tribuna, a Gerente de Preparação da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina Elna Fátima Pires de Oliveira elogiou a cidade como um todo. Disse que além da beleza e encanto das flores e canteiros espalhados por toda cidade e bairros, ruas pavimentadas e limpas, percebeu que a organização das entidades envolvidas diretamente na Defesa Civil e na nobre missão de salvar vidas. Segundo Elna, Porto União é exemplo a ser seguido por outras cidades já que Polícia Militar, Exército, Bombeiros, Executivo e Legislativo demonstram perfeita sincronia quando o assunto é proteção da vida.

Santos disse que conta com total apoio da administração e dos demais envolvidos e que no que se refere a desastres e tragédias, Porto União tem uma equipe coesa, responsável e capacitada para lidar com imprevistos de forma ágil, humana e eficiente.

Os vereadores Neilor Grabovski – Presidente do Legislativo – (MDB) e os vereadores Paulo Kovalski (PSDB) e Vanessa Witiuk (PSD) participaram do evento.

O coordenador municipal da Defesa Civil fez a leitura das ações que devem ser realizadas. De acordo com ele, o plano mostra como é que vai se enfrentar com base na regulamentação a ser cumprido os problemas e desastres. “O plano de contingência será implantado de acordo com o que a situação exigir. O que quer dizer isso? quando ocorre o desastre não se usa o sistema de comando operacional, ou seja, normalmente o chefe da defesa civil é a primeira pessoa que vai ao local do desastre, fazer uma avaliação do que tá acontecendo para ele depois acionar o que achar necessário dentro do grupo de contingência”, explicou.

Ele mostrou ainda alguns dos cenários de riscos apontados por levantamentos em 2014 pelo Serviço Geológico do Brasil e mapeados todas as áreas de risco e mostrando onde estão e o que elas podem oferecer em forma de risco, isso é o plano de contingência. A equipe da Defesa Civil do estado passou o dia nesses locais, verificando os locais de riscos.

Foi apresentando o Sistema de Comando em Operações (SCO), sistema importado dos Estado Unidos para que fossem aplicados às ações coordenadas nos desastres, é uma cadeia de comando para agir.  Ainda foi mostrado o mapeamento dos pontos de pouso de aeronave no município em caso de desastres, caso necessário.

“Não podemos evitar o desastre, mas podemos minimizar o seu impacto. O plano nada é mais que um documento para organizar todos os órgãos que atuam em caso de desastres”, afirmou Elna.

O Prefeito Eliseu Mibach esteve na reunião e destacou a importância desse plano para o município. “O que estamos fazendo aqui é um seguro. Caso aconteça alguma coisa estamos preparados e prontos para agir. Mas se Deus quiser nada de mal vai acontecer na nossa cidade e na nossa região. Parabéns a todos os órgãos envolvidos e estamos aqui para fazer sempre o melhor”, destacou o prefeito.

Ainda estiveram presentes na Audiência os comandantes do Corpo de Bombeiros, Marcos Colla; do Exército, Ten. Cel. Eng. Jeferson Flores Retori e da Polícia Militar, Major Paulo Ricardo Galle.

A Audiência foi transmitida pelo canal da Câmara de Vereadores de Porto União ao vivo para toda a população e estava aberta ao público.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Ampliação do sistema de abastecimento de União da Vitória e Porto União entra na reta final

Próxima publicação

CULTURA DE IRATI AVANÇA COM MEDIDAS PARA RECEBER NOVOS RECURSOS DE LEIS DE INCENTIVO