Estou lendo bastante sobre o papel dos três poderes dentro da República Federativa do Brasil. Primeiro para entender melhor até onde vai os limites do executivo, legislativo e judiciário e segundo para poder escrever nesta coluna uma visão mais simplista e real daquilo que nossos governantes querem dizer que eles representam.
Pois bem, a primeira questão que levanto é que em nenhum momento na constituição eles receberam algum poder especial para que se intitulem poderes. Na verdade a constituição determina claramente os deveres de cada um destes ‘sistemas’ (executivo, legislativo e judiciário). Nós como brasileiros é que somos os reais detentores do poder. Eles devem nos servir e para isso são escolhidos na sua maior parte pelo voto popular, outros conquistam uma vaga no sistema por concursos e outros por indicações daqueles que elegemos.
Então, qual é o problema se a população, que é a real detentora do poder cobrar e questionar atos destes três sistemas, executivo, legislativo e judiciário? Eles existem para nos servir e quando perdem sua função e se auto intitulam poderes, acabam por perder suas funções. A população já cobrou do sistema executivo quantas vezes…
Se a população quiser ir às ruas dizer que está farta do que acontece no judiciário, no legislativo e no executivo, é um direito dela, é ninguém neste país, ninguém mesmo pode questionar este direito. Muito menos os líderes destes sistemas, que deveriam sentar e escutar o que os que detêm o poder estão pedindo.
Afinal eles são meros empregados.
FIASCO
Depois do fiasco da coletiva de ontem, a equipe do governador Ratinho Jr. não deixou ele apresentar as novas medidas apresentadas pelo governo hoje para combate à pandemia do Coronavírus.
Pois bem, três secretários de seu governo que tiveram que explicar as ações que o governo já deveria ter anunciado ontem… Dá para ver a falta de liderança no governo. As decisões são tomadas a conta cotas, quando na verdade precisamos de decisões definitivas.
Não temos tempo à perder. Faz tempo que digo que o Governo de Ratinho Jr. e seus roedores é incapaz. Agora, na hora em que o ‘pega para capa’ nem começou, já deu para ver a inocência de sua equipe. Deixem o Darci Piana assumir logo este governo. Piá, peça para sair!!!!
IDIOTAS
Idiota é o jornalista brasileiro que pega uma matéria paga do jornal El País, um jornaleco de esquerda que já apoiou governos autoritários daquele país e sempre teve um proximidade financeira com Lula e o PT, e vem dizer que agora o impeachment de Bolsonaro está próximo.
Está mais fácil a Espanha fechar as portas e ficar sem um líder, porque lá sim a incapacidade do governo em lídar com a pandemia está clara.