PEC 2/2018 pretende alterar regras para composição dos Tribunais de Contas

97 views
2 mins leitura

Apresentada pela senadora Rose de Freitas (Pode-ES), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/2018 pretende uma mudança nos critérios de composição dos Tribunais de Contas da União (TCU), dos estados e do Distrito Federal e dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios. A ideia é eliminar as indicações políticas por meio da profissionalização dos membros das Cortes de Contas.

A PEC pretende alterar os arts. 73 e 84 da Constituição Federal para que a composição dos TCU passe a ser majoritariamente de selecionados por meio de concurso público de provas e títulos. Como o modelo imposto ao TCU é o mesmo das demais cortes de contas, essa mudança refletiria em todos os TC’s e órgãos correlatos.

Rose de Freitas menciona os recentes escândalos de corrupção com o desvio de bilhões de reais para justificar a necessidade de profissionalização do controle de contas públicas pelos TC’s. Na avaliação da senadora, esses desvios estão comprometendo não apenas a implementação de políticas públicas indispensáveis, mas também a própria sobrevivência financeira das entidades federativas.

Se aprovado, o novo sistema deve ser aplicado à medida em que vagarem os cargos de ministro, conselheiro ou equivalente. O texto também prevê que que duas vagas privativas sejam destinadas as carreiras técnicas da instituição, sendo uma para auditor e outra para membro do Ministério Público junto ao TCU.

A matéria aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Este ano, no entanto, a discussão e votação das PECs estão suspensas em razão da intervenção federal no Rio de Janeiro. (Fonte: Assessoria de comunicação do MP de Contas do Paraná com informações da Agência Senado.)

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Governo vai fazer leilão para contratação de energia em agosto

Próxima publicação

Saúde inicia vacinação de crianças contra sarampo e pólio