Caixa lança operação do crédito consignado do Auxílio Brasil.

/
232 views
5 mins leitura

Nesta terça-feira (11), a Caixa Econômica Federal lançou oficialmente a operação do crédito consignado do Auxílio Brasil. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na sede do banco, em Brasília, quando a presidente em exercício, Danielle Calazans, confirmou que o objetivo da operação é focar no crédito consciente, em meio a críticas sobre a vulnerabilidade do público alvo.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil vai cobrar juros de 3,45% ao mês. Neste caso, o beneficiário só poderá comprometer até 40% de sua renda, sendo que a parcela mínima será de R$ 15.

A presidente do Banco, Daniella Marques, está nos Estados Unidos para participar das reuniões do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Dos cinco maiores bancos do país, somente a Caixa mostrou interesse em oferecer o crédito aos beneficiários do Auxílio Brasil. Os demais continuam não querendo oferecer o empréstimo consignado para este grupo de pessoas.

A Caixa informou que atualmente estão sendo contempladas com o Auxílio Brasil, 21,1 milhões de famílias.

Para o Responsável Familiar pedir o empréstimo consignado, deverá estar recebendo o Auxílio há mais de 90 dias. Outra exigência do banco para liberar o empréstimo, o beneficiário não pode ter deixado de comparecer à convocação do Ministério da Cidadania, caso tenha sido chamado.

Quando será liberado o valor para o beneficiário?

A liberação do crédito acontece no mesmo dia do início do pagamento do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás referentes a outubro, que começou a poucas semanas do segundo turno das eleições presidenciais. Esses benefícios foram antecipados este mês para o dia 11. Antes o repasse teria início no dia 18 e terminaria no dia 31 de outubro. Mas agora vai acabar no dia 25, cinco dias antes do segundo turno das eleições.

Como será feito o empréstimo consignado?

O empréstimo poderá ser feito pelo Responsável Familiar da família beneficiária do Auxílio Brasil, diretamente em instituições financeiras habilitadas junto ao Ministério da Cidadania. A parcela do empréstimo pode ser de até 40% do valor do benefício. O pagamento será descontado mensalmente, direto no benefício da família.

Quem pode contratar o empréstimo consignado?

Vão poder contratar o empréstimo consignado Responsáveis Familiares das famílias recebedoras do Programa Auxílio Brasil e titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A contratação de empréstimos consignados é obrigatória?

De acordo com o Governo Federal, o beneficiário não será obrigado a pedir o empréstimo consignado. Nenhuma instituição poderá obrigar o beneficiário a fazer qualquer contrato.

Em quais bancos posso fazer esse empréstimo?

As instituições financeiras que foram habilitadas pelo Ministério da Cidadania, poderão oferecer o empréstimo consignado. Confira a lista:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Agibank S/A
  • Banco Crefisa S/A
  • Banco Daycoval S/A
  • Banco Pan S/A
  • Banco Safra S/A
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
  • Pintos S/A Créditos
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Programa Sorrindo no Campo atende mais de 280 crianças em escola de Itapema

Próxima publicação

Três Barras está com um caso ativo de covid-19