Programa Sorrindo no Campo atende mais de 280 crianças em escola de Itapema

/
644 views
4 mins leitura

Dois dias de muito conhecimento transmitido de forma simples, prática e lúdica. Assim foi o Programa Sorrindo no Campo realizado, neste mês, na escola Municipal EMEB Vereador Paulo Reis, no Bairro Sertão do Trombudo, em Itapema (SC). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Ilhota.

A ação beneficiou 286 crianças, do primeiro ao quinto ano, que receberam explicações sobre saúde bucal, técnicas de escovação, importância das visitas regulares ao dentista, bem como alimentação saudável x prejudicial. Os alunos também receberam kits de escovação com creme dental, escova e fio dental, revista informativa com conteúdos ilustrativos e joguinhos, além de um diploma para constar que a turma não só participou, mas realmente aprendeu as técnicas de escovação. Após a palestra os alunos tiveram um momento para higiene bucal com os kits e fizeram bochecho com flúor.

As atividades foram conduzidas pela dentista e instrutora do Senar/SC, Juli Grasieli Baleeiro dos Santos, que avalia de forma positiva a iniciativa. “As crianças adoraram a ação e foram muito participativas, fazendo perguntas e demonstrando interesse pelo assunto. Isso confirma que atingimos nosso objetivo de conscientizar sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir diversos problemas que afetam a saúde bucal”.

A técnica em formação profissional do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, explica que o programa contribui significativamente para o estímulo ao cuidado adequado com a saúde bucal. “Ao demonstrarmos a maneira correta de escovar os dentes e reforçarmos a importância dos cuidados diários de higiene, de uma forma interativa, divertida e com informações de fácil compreensão, ajudamos os pais nessa missão tão importante que é conscientizar e cuidar da saúde bucal de seus filhos”.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o Sorrindo no Campo já beneficiou centenas de crianças em Santa Catarina desde 2014. “Os Sindicatos Rurais são grandes parceiros nessa ação que vem trazendo resultados significativos em todo o Estado. Neste ano ainda temos previsto outras edições do programa e, para 2023, o objetivo é fortalecer a atuação em todo o Estado”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, frisa que cuidar da saúde da população rural deve ser preocupação de todos – do Estado e das entidades de representação e defesa da família e das classes produtoras do campo. “A saúde é o pilar das pessoas e, por isso, vamos seguir investindo em ações que incentivem o autocuidado, a prevenção e a qualidade de vida das mulheres, dos homens e das crianças do meio rural”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Próxima publicação

Caixa lança operação do crédito consignado do Auxílio Brasil.