Acesso, permanência e êxito são pauta de palestra e oficina na IFSC Canoinhas

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O Campus Canoinhas realizou, palestra sobre a temática do acesso, permanência e êxito do educando no IFSC. A iniciativa, coordenada pela servidora da Diretoria de Ensino (Diren), Sandra Lopes Guimarães, contou com a participação de docentes e técnico-administrativos. As oficinas foram organizadas em pequenos grupos, fazendo uso do instrumento denominado Inéditos Viáveis, que está referenciado na obra de Paulo Freire. A partir do trabalho, foram propostas atividades para enfrentamento da evasão escolar.

Segundo Sandra, o Campus Canoinhas propôs ações a partir de seu contexto, que podem servir de modelo para outros campi. “Mas não podem ser engessados no IFSC”, adverte a servidora. Para ela, o mérito das oficinas foi o trabalho coletivo e multidisciplinar de todos servidores para pensar as questões de permanência e êxito e propor ações de enfrentamento.

No Campus Canoinhas, foram apontadas nove dificuldades e para cada uma delas, alguns pontos para amenizá-las. A primeira delas é a situação de vulnerabilidade dos estudantes, e para isso sugerem ações que aproximem a família dos discentes do IFSC, bem como projetos artísticos culturais e de uma horta comunitária.

A escolha dos estudantes entre trabalho e estudo é outro obstáculo para a permanência do aluno em sala de aula. Assim, programas de assistência, que permitam a redução da carga horária dos trabalhos, flexibilização da carga horária da grade, participação em editais com bolsas e eventos que revelem aos familiares a importância da qualificação são estratégias contra esse duelo de situações.

A baixa autoestima é outro problema para o aluno, uma vez que ele não vê perspectiva de futuro social e profissional. Neste caso, palestras, seminários, projetos, parcerias que foquem nos pontos positivos da realização do curso, podem revelar um projeto de vida para ele. Identificação do docente com suas atribuições, hábitos de estudo/tempo e os espaços escolares, formação básica dos estudantes, reprodução de práticas escolares vivenciadas em outras instituições, e a falta de identificação do discente com o curso e com o hábito de estudo são também situações que dificultam a permanência e o êxito do aprendizado.

Dessa forma, aumentar espaços para convivência e estudos dos alunos, estabelecer uma política institucional de apoio para identificar lacunas de conhecimentos, lincar os cursos com a possibilidade concreta de inserção no mercado de trabalho, e realizar mostra de boas práticas pedagógicas, discutindo também o projeto da instituição constituem-se em medidas a serem implementadas para mudanças efetivas.

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