Abertas inscrições para o ensino médio técnico no IFSC

293 views
3 mins leitura

Abriram nesta segunda-feira, 16, as inscrições no exame de classificação para o ensino médio técnico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). No Câmpus Canoinhas, são dois cursos disponíveis: Alimentos e Edificações, com 40 vagas cada um.

Os cursos são destinados a quem está concluindo o ensino fundamental e quer começar em 2018 o ensino médio e o técnico juntos no IFSC. A duração é de seis semestres e as aulas são no período matutino, com alguns períodos no vespertino.

Os candidatos têm até 06 de novembro para se inscrever, pela internet, no portal da IFSC. Candidatos que não têm acesso à internet podem fazer sua inscrição no câmpus do IFSC, onde há computadores à disposição.

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 55, mas há possibilidade de isenção para candidatos de baixa renda, inscritos no cadastro de programas sociais do governo federal (CadÚnico) ou doadores de sangue. É necessário possuir carteira de identidade e cadastro de pessoa física (CPF) para se inscrever.

O exame de classificação está marcado para 26 de novembro, com 10 questões de matemática e 10 de língua portuguesa.

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de metade das vagas no processo seletivo do ensino médio técnico para estudantes de escolas públicas. Dentro dessa reserva, há subdivisões por renda e raça.

Metade das vagas reservadas destina-se a estudantes de escolas públicas com renda bruta familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Dessas vagas, 15,7% serão reservadas para pessoas que se declaram pretas, pardas ou indígenas (PPI). E, dentro da reserva para PPI, há destinação de 21,3% das vagas para pessoas com deficiência. O mesmo percentual se aplica às demais vagas (84,3%) que não são reservadas para PPI.

As mesmas regras valem para a outra metade de vagas reservadas, destinadas a estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

BR 116 está totalmente interditada

Próxima publicação

Cursos profissionalizantes