O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) vem há vários meses realizando algumas melhorias na Auto Via João Reolon, aquela que começa a partir da Rua Marechal Deodoro, passando pela UVG (Universidade do Vale do Iguaçu), dá acesso a um bairro e a várias indústrias – algumas de grande parte – até à BR-153.
Quando foram realizadas as primeiras melhorias, não tenho bem certeza, mas no final de década de 80, ninguém imaginava que a Via Reolon acabaria sendo a principal ligação das BRs 280 (SC) e 153 (PR), além da instalação de várias indústrias e criação de um bairro, com centenas de residências, além de infraestrutura de educação, saúde e lazer.
A Via Reolon, que é um trecho rodoviário de responsabilidade do DER/PR, acabou ficando estreita, sem acostamento, mas com um movimento intenso, principalmente de tráfego pesado, já que é a ligação das BRs 153/PR e 280/SC.
Em um pequeno trecho, na Via Reolon, o DER conseguiu alargar a pista e até construir uma ciclovia. Mas, apesar dos obstáculos normais existentes, toda a extensão, até o trevo com a BR-153, precisa ser ampliada, principalmente com acostamentos.
E, em alguns trechos, que receberam – ou ainda estão – reforma na capa asfáltica, falta a indispensável sinalização, preferencialmente com a proibição de ultrapassagem, já que a pista não conta com acostamento e tem muitas curvas, com várias indústrias, estabelecimentos comerciais, residências e acesso a um bairro.
A PR-446/BR-153/PORTO VITÓRIA
Já as melhorias na PR-446, que liga a BR-153 a Porto Vitória, em alguns trechos, estão paralisadas desde o início do ano.
A PR-446, passa por região de grande produção leiteira, inclusive com potencial de aumento e modernização, mas com uma rodovia sem acostamento e muitas curvas perigosas.
E não são poucos os trechos recuperados que continuam sem a necessária sinalização, com transtornos para os motoristas à noite e em dias de fortes chuvas.
Essa rodovia, porque passa por uma das regiões, não só históricas, mas que vem desde o início da civilização do Vale do Iguaçu, com o Rio Iguaçu sendo utilizado por barcos que transportavam cargas, precisa ser revitalizada (não que não esteja em boas condições), com acostamento e, principalmente, ser asfaltada até o final de sua extensão que está no mapa do DER: Bituruna.
Nos anos 80 do século 20, projetos de asfaltamento de Porto Vitória até Bituruna foram elaborados, mas nunca concretizados.
TRÊS NOMES FORTES NO GOVERNO DO ESTADO
Nessa segunda gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a região de União da Vitória conta com três fortes nomes que tem relações com o chefe do executivo estadual – deputado Hussein Bakri (líder na ALEP), deputado Alexandre Curi (secretário-geral na ALEP e que tem seu nome frequentemente citado com o provável candidato ao Governo em 2026) e Santin Roveda (Secretário da Justiça e Cidadania) – que podem muito bem considerar a importância da revitalização da PR-446 e o asfaltamento de Porto Vitória a Bituruna.
Essa rodovia, além de se constituir num acesso que contribuirá para o desenvolvimento da região, recuperar uma região histórica do Vale do Iguaçu, pode ser, também, um recurso valioso para a exploração do turismo, porque a região é, sem menor dúvida, geograficamente, uma das mais lindas do Vale do Iguaçu.
Essa beleza tive o privilégio, apesar de ser do alto, de ultraleve, ver o quanto é linda e com potencial também para o turismo.
Rua Venceslau Vaz
O DER, atendendo veementes apelos do deputado Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa, está implantando um sistema de proteção no moro ao lado da rua Venceslau Vaz.
O trabalho ali é intenso e com certeza vai que impedir que novos deslizamentos ocorram, obstruindo o acesso a uma região que começa a contar com grande número de residências e serve de acesso à BR-153 e à PR-447, que liga nossa região a Cruz Machado.