Como ocorre há mais de 25 anos, as “ex-musas” e os “ex-craques” do basquetebol das duas cidades se encontram para realizar uma grande festa, começando com o jogo do basquete feminino e, em seguida, com o masculino. Depois dos jogos, em almoço festivo, há uma grande confraternização e os perdedores entregam as medalhas de ouro aos vencedores. A cervejada começa por volta das 13:00h, continua até por volta das 19:00h e, antigamente, quando não havia pandemia, todos se dirigiam a festa do xixo e do steinhaeger.
Era um final de ano aguardado por dezenas de atletas locais, que hoje muitos se encontram espalhados pelas cidades do Brasil.
Neste sábado, devido a pandemia, os atletas principalmente de fora, deverão comparecer em pequeno número. Pensa-se, inclusive, em fazer um jogo misto, misturando “senhouras” e “senhores” em duas equipes.
A confraternização (jogo) está marcada para as 09:30h no ginásio de esportes da UNIUV, sendo que o almoço será nas dependências do porão do Clube Concordia.
FINAL DO ANO DE 2021.
OS DESTASQUES POSITIVOS
E NEGATIVOS DO ANO
PORTO UNIÃO
OS MELHORES DO
LEGISLATIVO MUNICIPAL
Vereador Neilor “calcinha” Grabovski: Por tudo que tem feito em prol do município. Conseguiu com seus contatos políticos em Florianópolis, principalmente com o deputado Fernando Kreling, mais de R$ 3 milhões em verbas à serem aplicadas no município. Afora tentar abrir a visão do Sr. Prefeito para assuntos da educação integral através do esporte.
Vereador Miguel Von Isla: Jovem de primeiro mandato, mostrou-se corajoso denunciando a falta de atendimento à saúde em alguns bairros de Porto União, que incomodou os normalmente “intocáveis” maus secretários do prefeito Eliseu, que não admitem críticas ou mudança de rumo.
ENTIDADES
Afora, o continuo bom trabalho da APADAF, APAE, Associação de Combate ao Câncer, temos também o Instituto Greenvald, com a presidente Sra. Rainilda Fraisleben, além do ótimo trabalho do Sr. Elio Weber no Trem das Etnias, que em breve brindará o público local e os turistas com os inesquecíveis passeios com a famosa Maria Fumaça.
Também a APAB que no próximo ano deve ser considerada de utilidade pública.
PIOR EXECUTIVO
Sr. Eliseu Mibach não é apenas o pior prefeito do ano, mas sim o pior prefeito da história do município de Porto União. Conhecido como o “rei do asfalto” (realmente ele o é), mas deixando de lado outras e mais importantes prioridades, como o setor da educação pública municipal, a educação integral através do esporte, no seu terceiro mandato e meio o município de tantas glorias conhecidas não só no estado, mas também no pais, ainda sem um ginásio municipal de esportes, além da maneira desrespeitosa, prepotente que “destrata” as crianças do município que tanto conhecimento trouxeram para a imagem da nossa querida Porto União no estado.
Por isso é necessário ter uma câmara de vereadores não tão subserviente, bajuladora, que indiquem ao “rei do asfalto” que os munícipes mais humildes precisam de atenção antes do que ruas asfaltadas. Sem contar que os três vereadores oposicionistas poderiam, ano que vem, fazer um levantamento para descobrir a dimensão total de lotes ou áreas de terra que receberam asfalto e, a partir disto, comprovarem quantas destas áreas pertencem ao Sr. Prefeito ou aos seus “endinheirados” sócios.
A.A IGUAÇU
Perguntei para dois presidentes (um ex) ex-atletas, atuais diretores, colunistas e ex-craque Kiko, além de torcedores em geral, para montarmos a seleção ideal de todos os tempos. Eis o que consegui:
Goleiros: Romeu e João Marcos.
Zagueiros: Belga, Chavala e Guni.
Laterais: Bugrão, Santos e Vilela.
Meio-campistas: Dito Cola, Índio, Rota, Luizinho Cruz, Taco e Forró.
Atacantes: Mica, Rached e Joaquim.
Técnicos: Iraci Martins, Paulo Alves e Vilela.
RAPIDINHAS 01
Cumprimentar o secretário Ruan, pela atitude humilde e correta ao retirar o inquérito administrativo contra os professores da escola pública municipal, que fica situada na Área Industrial.
RAPIDINHAS 02
Não cumprimentar (ainda) a secretaria de educação, por realizar o levantamento na escola municipal do bairro Bela Vista e continuar “só no levantamento”.
RAPIDINHAS 03
Na próxima semana, colocaremos aqui nesta folha, os destaques do município de União da Vitória.
RAPIDINHAS 04
Cumprimentar o melhor diretor de escola estadual de Porto União, Sr. Edson, do colégio estadual Cid Gonzaga. Também a diretora professora Rubia, do colégio municipal Fernando Sobral, situado no bairro Bela Vista. Ainda, a professora Arlete do colégio municipal que fica na Área Industrial.
RAPIDINHAS 05
Cumprimentar os poucos integrantes da diretoria da APAB, os empresários que apoiam o basquete local, como Josmar Kerber, grupo ABBAS, João Farias e Dr. Schwegle, por ainda na pandemia colaborarem com o basquete municipal. Ao DME e funcionários Malu, Tiago, Neilor e Capistrano no transporte.
RAPIDINHAS 06
Meus pêsames ao “tri” rebaixamento do Grêmio. Aos vascaínos, que continuam na segunda divisão, aos Corintianos que pensam que agora tem um time para ficar acima do quinto lugar do brasileiro, e uma torcida para que a sempre corrupta e ineficiente CBF mude nosso calendário, para que desta forma os jogadores não precisem ser submetidos a um verdadeiro “massacre” de três jogos por semana. E, lamentavelmente, entender que os três melhores técnicos do Brasil, dois são portugueses (Jorge Jesus e Abel Ferreira), e uma chance de aparecer, desde que estude, novos Cucas, Renatos, Silvinhos e Paulos Altuoris.
Até semana que vem.