Neste período de pandemia, de isolamento domiciliar do novo coronavírus, com aulas suspensas em escolas de todo o país e a família toda em casa 24 horas por dia, manter a harmonia na convivência diária pode ser um grande desafio – e eventuais conflitos acabam gerando ainda mais ansiedade e estresse nas crianças e nos pais.
Manter a calma, diminuir as cobranças e criar rotinas na casa são os primeiros passos para tornar melhor esta situação tão diferente para todos.
Nunca passaremos tanto tempo com nossos filhos quanto agora. Aproveite para inventar brincadeiras, criar lembranças positivas e dedicar um pouco do seu tempo livre para acompanhar de perto o crescimento deles.
Além das atividades ligadas ao trabalho e ao estudo, é importante ter momentos de lazer e diversão neste período de quarentena. Segundo o que temos escutado, a Netflix tem sido a verdadeira salvação nestes tempos de isolamento. Mas nem todos tem acesso sabemos disso. É inevitável que em alguns momentos as pessoas queiram ficar sozinhas, mesmo estando juntas. Assim, pode ser muito útil um trabalho manual, uma leitura, uma comida diferente. Chamar a família para a cozinha tem sido uma ótima opção. Jogos com os filhos pequenos, conversas sobre as aulas dos filhos que estão tendo que estudar remotamente também. Estamos falando de uma infinidade de possibilidades, mas novamente destaco que a família deve querer esta aproximação. Tem famílias que não querem, que não tinham uma aproximação antes da pandemia e que não querem começar agora, e está tudo bem. O importante é respeitar o momento de cada um.
O momento tem sido difícil mas crie, incentive, tenha força, logo logo tudo isso passa e lembraremos de tudo