Os 51 anos comemorados pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e o trabalho a favor da inclusão socialrenderam homenagens a duas pessoas na tarde desta segunda-feira, 6. Com 40 anos dedicados à FCEE, a servidora Lenir Bernadete Ventura de Matos recebeu uma medalha da vice-governadora Daniela Reinehr e do presidente da instituição, Rubens Feijó. O educando mais idoso em atendimento, Ilário Ponci Ferrarezi, de 70 anos, também recebeu a honraria. O evento foi realizado no campus da Fundação, em São José.
A celebração incluiu outros momentos marcantes: uma homenagem da pedagoga e musicista Juliana Buratto, que interpretou a música “Imagine” no piano, um instante devocional realizado pelo pastor Jonas da Silva e o encerramento com uma apresentação do Coral Infantil do Instituto Estadual de Educação Vozes do Amanhã, sob a regência de Amanda Vieira Nunes.
Em seu discurso, a vice-governadora destacou o pioneirismo do Estado de Santa Catarina ao criar a Fundação em maio de 1968. “Desde o seu surgimento, a FCEE tem exercido um papel de grande importância, definindo e coordenando as políticas públicas de educação especial, contribuindo para que todos aqueles com capacidades diferenciadas pudessem ter respeitado seu direito à educação”, afirmou Daniela. Ela também lembrou os benefícios da inclusão escolar, que permite uma “grande superação para os alunos com deficiência” além de ser benéfico também para os alunos típicos.
:: VEJA A GALERIA DE FOTOS DA COMEMORAÇÃO DOS 51 ANOS DA FCEE
O presidente da FCEE ressaltou a importância dos homenageados especiais do evento para a história de inclusão promovida pela instituição nestes 51 anos de existência. Feijó também apresentou a atual equipe gestora da Fundação e os principais projetos em andamento para 2019, destacando o apoio da vice-governadora nestes projetos. Atualmente, a FCEE possui 217 instituições especializadas conveniadas, que incluem APAEs e demais congêneres, abrangendo 189 municípios catarinenses e beneficiando diretamente cerca de 21,4 mil educandos em todo o estado, por meio de repasses em recursos financeiros e da cedência de professores.
Também participaram do evento, além dos educandos, familiares e servidores da FCEE, o coordenador regional de Educação da Grande Florianópolis, Vitor Balthazar, representando a Secretaria de Estado da Educação, a coordenadora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Janice Krasniak, o diretor da Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina, Júlio César de Aguiar, a presidente da Associação de Pais e Educandos da FCEE, Vera Lúcia Machado, e a presidente da Associação de Servidores da FCEE, Elizete Costa Vieira.
Evento matutino
Já no turno da manhã, a Banda da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército encantou servidores, educandos e gestores com uma apresentação que incluiu a execução do Hino Nacional, Parabéns para Você e diversas outras músicas que divertiram o público, sob a regência do subtenente Marcos Antônio Caldas.
Sobre a FCEE
A FCEE é uma instituição pública de caráter beneficente, instrutivo e científico, com a missão de definir e coordenar a política de educação especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico da área. Quando criada, em 1968, tornou-se a primeira instituição pública estadual do Brasil a atuar especificamente com educação especial.
Informações adicionais para a imprensa:
Aline Buaes
Assessoria de Imprensa
Fundação Catarinense de Educação Especial – FCCE
E-mail: imprensa@fcee.sc.gov.br
Fone: (48) 3381-1693 / 99115-8918
Site: www.fcee.sc.gov.br
Source: Governo SC