Em Chapecó, governador e vice entregam escola, homenageiam time feminino e garantem imóvel à Polícia Civil

91 views
7 mins leitura

 Foto: Cristiano Estrela/Secom

A educação e a segurança pública em Chapecó passam a contar com uma estrutura melhor a partir de agora. Na cidade do Oeste Catarinense, o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr oficializaram o início das atividades no novo prédio da Escola de Educação Básica Zitta Flach e entregaram um imóvel à Polícia Civil.

“Nós construímos essa solução para a escola rapidamente, assim como foi com o aeroporto. Vamos fazer todo o possível, com responsabilidade, dentro do que o orçamento permite”, afirmou o governador. “Sei que ainda temos dificuldades com a malha viária, herdamos essa situação de abandono, mas vamos nos unir com as associações de municípios para conseguir fazer a manutenção das rodovias”, assegurou.

CONFIRA MAIS IMAGENS DA AGENDA EM CHAPECÓ

A vice-governadora Daniela Reinehr teve papel decisivo para abertura da escola. Ela fez três visitas à unidade de ensino e mobilizou a equipe da educação para que a estrutura fosse colocada a serviço da comunidade. “Contamos com o trabalho de pessoas muito comprometidas, que chegaram a um acordo com o promotor de Justiça e tomaram todas as providências. Fico feliz por ajudar a trazer os resultados que a comunidade espera”, declarou Daniela.

A primeira entrega foi a da escola, no bairro Passo dos Fortes. A obra recebeu investimento de R$ 8,9 milhões para a construção de 12 salas, cinco laboratórios científicos, ginásio, auditório, refeitório, biblioteca e ampla área de convivência. O início das atividades foi possível graças a um acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Estado se compromete a fazer os ajustes pontuais de acessibilidade apontados pelo órgão.

A nova escola tem capacidade para atender até mil alunos em três turnos. Já em maio, a Zitta Flach será o local de estudo de 300 alunos do ensino médio que hoje estão na Escola Zélia Scharf. O motivo da mudança temporária é que o Governo do Estado iniciou uma reforma nesta outra escola, obra que era aguardada há pelo menos 15 anos.

Presente no ato, secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, enalteceu o empenho conjunto em várias frentes para entregar a unidade: “Estivemos aqui há dois meses, na companhia da vice-governadora, e o sentimento era de tristeza. A obra estava fechada. A partir daquele momento, nós nos dedicamos a encontrar uma solução. O Ministério Público foi muito receptivo ao nosso pleito, e o prefeito também deu todo o apoio necessário”.

Os filhos da professora Zitta Flach, que dá nome à escola, foram homenageados por Moisés e Daniela. Zitta teve um papel fundamental na educação em Chapecó desde que chegou à cidade, fundando a primeira escola do bairro Passo dos Fortes, que hoje é a Coronel Lara Ribas. Ela faleceu em 2012.

Imóvel para a Polícia Civil

Ainda na escola, o governador o assinou digitalmente a cessão de um imóvel para Polícia Civil. A edificação de 584 metros quadrados era utilizada pela Justiça do Trabalho e, agora, estará à disposição da segurança pública. No local, será instalada a Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente Mulher e Idoso (DPCAMI).

“É um ato que marca a história da Polícia Civil de Santa Catarina, não porque passamos a ter mais um imóvel, mas porque agora teremos condições de melhor servir o cidadão chapecoense em um local digno. Nossos policiais também terão um ambiente melhor de trabalho”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich.

Futebol feminino

Moisés e Daniela homenagearam a equipe de futebol feminino da Associação Desportiva Lourdes Lago (ADELL). Representante do Brasil no Mundial Escolar de Futebol 2019, as chapecoenses fizeram bonito e garantiram o terceiro lugar após vencer a Áustria no jogo que valia o bronze. As atletas, alunas da EEB Lourdes de Lago, disputaram a competição em Belgrado, na Sérvia, e retornaram há aproximadamente duas semanas.

Os atos foram acompanhados pelo prefeito Luciano Buligon, os deputados Maurício Eskudlark e Altair Silva, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino de Souza, o presidente da Câmara de Chapecó, a gerente regional de Educação, Janize Scussiato de Oliveira, além de vereadores, secretários municipais, profissionais da educação, policiais civis e pais de alunos.

A agenda de Moisés e Daniela ainda contou com uma visita ao prefeito, antes da entrega da escola. “Houve um esforço muito grande do Governo do Estado para que essa obra fosse entregue”, reconheceu Buligon. À noite, eles se reunirão com o presidente da Associação Empresarial de Chapecó (ACIC), Cidnei Luiz Barozzi, e outras lideranças do setor produtivo.

O governador permanece em Chapecó até esta terça-feira, quando assinará a liberação de recursos para a compra de equipamentos para o Hospital Regional do Oeste.


Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3058 / (48) 99605-9196
Site: www.sc.gov.br 
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Source: Governo SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Programa da Defesa Civil fala sobre mudanças climáticas para escola de Orleans

Próxima publicação

Pesquisadores descobrem nova espécie de begônia em Santa Catarina