Termina no dia 30 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação que teve início no dia 28 de setembro, no Estado do Paraná, e que tem como principal objetivo manter crianças e adolescentes em dia com as suas doses vacinais e mantendo o território brasileiro livre de doenças.
Em União da Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde, está com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para receber todas as crianças e adolescentes para regularizar a sua situação. Lembrando que ao ir na UBS do seu bairro, não esqueça de levar o seu Registro Geral (RG), Cartão dos Sistema Único de Saúde (SUS) e a Carteira de Vacinação.
Poliomielite
O objetivo da vacinação contra a poliomielite é reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil e aumentar as coberturas vacinais. O grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável, aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a oral, aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.
Multivacinação
A Multivacinação atualiza a situação vacinal da população até 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como tétano, sarampo e febre amarela.
“Em que pese o mês Outubro Rosa, quando se dá ênfase ao Câncer de Mama, sempre orientamos as mulheres que vão as Unidades de Saúde, para fazer a coleta do preventivo para se cuidar. Mas neste momento chamamos a atenção que em União da Vitória teve início no dia 28 de setembro e termina na sexta-feira, 30 de outubro, a vacinação da Poliomielite e Multivacinação. O Ministério da Saúde colocou uma meta, mas sabemos que esse resultado não será fácil de alcanças, mas deixamos o convite para os pais levarem seus filhos crianças e adolescentes até as Unidades de Saúde para se vacinar”, destacou o secretário Municipal de Saúde de União da Vitória, Ary Carneiro Júnior.
A meta segundo o Ministério da saúde durante a Campanha Nacional de Vacinação de Poliomielite é vacinar 95% das crianças de um a cinco anos de idade com a dose D. Na Multivacinação, considerando que a estratégia consiste em atualização de esquemas em atraso, a avaliação será realizada a partir das doses aplicadas e registradas nos sistemas de informação no período.
PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná recebeu 95 mil doses extras da vacina pentavalente. O lote dos insumos foi enviado para regularizar a quantidade reduzida de doses em períodos anteriores. A penta protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B.
A pentavalente é uma das vacinas que constam na Campanha de Multivacinação do Governo Federal, que segue até o dia 30 de outubro. Além da penta, a campanha prevê a regularização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes e também incentiva a vacinação contra o sarampo e a poliomielite.
O secretário da Saúde, Beto Preto, reforça a necessidade da vacinação em grande escala. “Estamos vivendo uma pandemia que pode ser resolvida por meio de vacinas, que infelizmente ainda não temos. Portanto, esse insumo é uma solução para diversos problemas e precisamos aproveitar as vacinas que o SUS disponibiliza”.
O Ministério da Saúde tem sido parceiro do Paraná em soluções que envolvem otimização de insumos e produtos, inclusive durante a pandemia pelo novo coronavírus. O secretário Beto Preto reiterou a demanda pelas doses de pólio ao Paraná ao secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, do MS. “Recebemos esse quantitativo da pentavalente e em breve teremos mais um lote extra para reabastecer as quantidades que estavam baixas por outros períodos. Agradecemos a prontidão e o diálogo aberto como secretário Arnaldo, do Ministério, que nos atendeu neste sentido”, explica o secretário estadual.
“Todos os municípios estão abastecidos das vacinas e os profissionais preparados para receber o público de 12 meses a menores de 15 anos de idade”, disse o secretário da Saúde Beto Preto.
A campanha de vacinação contra a poliomielite tem como público alvo as crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos. A campanha de Multivacinação oferta 14 tipos de vacinas para crianças e adolescentes. São vacinas contra: sarampo, meningite, rubéola, caxumba, difteria, tétano, pneumonia e diarreia, entre outras.
SANTA CATARINA
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou que em Santa Catarina encerrou a campanha de vacinação no dia 14 de setembro.
A Campanha que começou no dia 6 de agosto no estado, e a média de cobertura alcançada por Santa Catarina foi mais de 103%. O percentual é baseado numa estimativa populacional do Ministério da Saúde.