Uniguaçu realiza Seminários sobre Métodos Terapêuticos Alternativos

233 views
2 mins leitura

Ocorreram as apresentações dos seminários acadêmicos, dentro da disciplina de Métodos Terapêuticos Alternativos, junto à turma do oitavo período do curso de Enfermagem da Uniguaçu, ministrada pelo Professor Ricardo Germano Efing. Na oportunidade, os alunos apresentaram conhecimentos sobre as técnicas de Fitoterapia, Do – in, Tai chi chuan, Tui na, Moxabustão, Yoga e Reflexologia Podal.

A atividade, dentro da disciplina, visa familiarizar o acadêmico com estes recursos, para que ele em seu cotidiano profissional, possa orientar e esclarecer aos seus pacientes, das indicações e particularidades de cada técnica. Nesse aspecto, as modalidades complementares de assistência à saúde, utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS). O próprio SUS, através da portaria nº 145/2017, publicada em janeiro deste ano, passou a oferecer 19 dessas práticas: homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo social/crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.

Desde a implantação das PICs, em 2006, a procura e o acesso dos usuários do SUS a esses procedimentos cresceu; e, em 2016, mais de 2 milhões de atendimentos das PICs foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde de todo o País. Com o desenvolvimento destas atividades acadêmicas, completa o Professor Ricardo Efing, os alunos do curso de Enfermagem da Uniguaçu, se atualizam com os conhecimentos sobre estas técnicas, fato este, que os diferenciará junto à sociedade, como profissionais de saúde com uma visão mais ampla e atual, sobre a utilização e indicação destas técnicas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Polícia Militar de União da Vitória prende quadrilha de estelionatários           

Próxima publicação

Projeto Ferrovia do Contestado pode ser reativado