Ocorreram as apresentações dos seminários acadêmicos, dentro da disciplina de Métodos Terapêuticos Alternativos, junto à turma do oitavo período do curso de Enfermagem da Uniguaçu, ministrada pelo Professor Ricardo Germano Efing. Na oportunidade, os alunos apresentaram conhecimentos sobre as técnicas de Fitoterapia, Do – in, Tai chi chuan, Tui na, Moxabustão, Yoga e Reflexologia Podal.
A atividade, dentro da disciplina, visa familiarizar o acadêmico com estes recursos, para que ele em seu cotidiano profissional, possa orientar e esclarecer aos seus pacientes, das indicações e particularidades de cada técnica. Nesse aspecto, as modalidades complementares de assistência à saúde, utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS). O próprio SUS, através da portaria nº 145/2017, publicada em janeiro deste ano, passou a oferecer 19 dessas práticas: homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo social/crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.
Desde a implantação das PICs, em 2006, a procura e o acesso dos usuários do SUS a esses procedimentos cresceu; e, em 2016, mais de 2 milhões de atendimentos das PICs foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde de todo o País. Com o desenvolvimento destas atividades acadêmicas, completa o Professor Ricardo Efing, os alunos do curso de Enfermagem da Uniguaçu, se atualizam com os conhecimentos sobre estas técnicas, fato este, que os diferenciará junto à sociedade, como profissionais de saúde com uma visão mais ampla e atual, sobre a utilização e indicação destas técnicas.