União da Vitória terá Câmeras de Monitoramento de Segurança

824 views
7 mins leitura

Na semana passada foi lançado em União da Vitória no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o Programa Muralha Digital, Centro de Controle de Operações e Informações através de vídeo monitoramento. As câmeras ficarão espalhadas na entrada da cidade na área central e bairros. O centro de monitoramento ficará na sede do 27ª Batalhão da Polícia Militar.

“Começamos esse trabalho para o desenvolvimento de todo esse sistema de segurança em União da Vitória e hoje é a conclusão do programa. Agradeço ao Bachir que deu continuidade aos trabalhos iniciados juntos”, falou o ex-prefeito Santin Roveda que participou do lançamento programa.

O Prefeito Bachir Abbas, “sabemos que muitas cidades implantaram esse programa e tiveram sucesso e isso é uma conquista de toda sociedade. Na etapa inicial serão instaladas 21 câmeras, nas entradas da cidade, centro e bairros, dando mais segurança para nossa população”, afirmou.

A demanda também foi dos vereadores Valdecir Ratko e Alandra Roveda Grando, que solicitaram a destinação dos repasses da câmara para o Conselho de Segurança do Município.

O vice-prefeito Jairo Clivatti; o Presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória Cordovan Frederico de Melo Neto e o Major Juvêncio estiveram presentes no lançamento.

“Gostaria de parabenizar o prefeito Bachir Abbas e o vice Jairo Clivatti, pela agilidade na instalação das câmeras de monitoramento.  Sei que tudo isso é a continuidade de um trabalho realizado com muita expertise desde a Administração anterior com Santin e Bachir que sem afobação, definiram a melhor maneira para a instalação das câmeras, que foi através de locação para melhor manutenção. Entrei com requerimento na primeira seção solicitando a instalação das câmeras, devido aos vários pedidos dais instituições e associações visitadas durante todo esse mês de janeiro, como CONSEG, CDL, Polícia Militar e a População em geral. Parabéns para legislatura anterior que se empenhou para que esse projeto fosse concretizado”, completou Cordovan.

Cordovan desde dia 4 de janeiro esteve com o CONSEG, Polícia Militar e CDL solicitando agilidade na instalação das câmeras e protocolou o requerimento referente aos locais importantes para a instalação das mesmas. O Presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória ressaltou a importância do trabalho e repasse da legislação anterior destinado a este fim e a disponibilidade em auxiliar da mesma forma.

O Programa Muralha Digital proporcionará mais qualidade de vida e segurança para a população de União da Vitória com o uso de equipamentos de alta tecnologia adaptadas para a realidade do Município. Contando com 21 câmeras FullHD panorâmicas que possibilitam o reconhecimento de placas de veículos, além da prevenção e repressão à violência, para a segurança da população.

O Centro de Operações ficará instalado dentro do 27.o Batalhão da Polícia Militar e foi inspirado em cidades que já tem essa tecnologia como Curitiba, Chicago e Barcelona, o que deixará União da Vitória como uma das cidades mais inteligentes do Brasil.

Os principais objetivos do programa é potencializar as ações de vigilância nas comunidades; prevenir a ocorrência de crimes; auxiliar a polícia nas investigações e identificação de criminosos e veículos; contribuir para a administração do tráfego veicular local; revitalizar ambientes, aumentando a sensação de segurança.

Em Porto União programa de vídeo monitoramento existe desde 2015

O projeto Bem-Te-Vi de videomonitoramento de Santa Catarina foi implantado entre os anos de 2013 e 2015 e investiu mais de R$ 14 milhões em 115 cidades de Santa Catarina. O Estado é monitorado por 2.450 câmeras, espalhadas em 115 municípios. São 139 salas de monitoramento e 12 Centrais Regionais de Emergência, ou seja, 151 Centrais de Videomonitoramento.

Porto União recebeu 10 Câmeras de monitoramento no ano de 2015 em uma parceria entre o município, Governo do Estado e Polícia Militar.

 A câmera utilizada para o projeto é do tipo SpeedDome. Possuem campo de visão de 360º na horizontal e 90º na vertical, com magnificação ótica de 20 vezes (também denominada movimentação panorâmica, inclinada e com zoom: PTZ – Pan, Tilt, Zoom), contando com captação de imagem em alta resolução.

As câmeras foram colocadas em pontos estratégicos do município, definidos pela Polícia Militar e pela Polícia Civil de Porto União. O objetivo é oferecer mais segurança a toda população com prevenção, combate ao crime e poder de investigação mais abrangente e integrada.

No decorrer dos anos, as câmeras de monitoramento auxiliaram na solução de vários crimes, além de coibir vários outros.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

União da Vitória terá Botão do Pânico no aplicativo do 190

Próxima publicação

Aumento de casos preocupa órgãos de saúde dos municípios