União da Vitória retoma atividades do Núcleo de prevenção de violência e promoção da paz

305 views
3 mins leitura

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 03, no Auditório da Estação União uma reunião do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Paz de União da Vitória. Participaram do encontro as secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cejusc e instituições de ensino e da saúde de todo o município.

Durante a abertura da reunião, o Secretário da Saúde, Fernando Ferencz, falou sobre a importância da retomada do núcleo e que todas as entidades envolvidas precisam estar alinhadas com o objetivo comum de acolher todas as vítimas da violência, “muitas vezes a pessoa que sofre a violência ela não denuncia e não fala, porque acaba sendo difícil para ela ter que ficar repetindo a sua história, e também precisamos entender a violência para saber como preveni-la”, afirmou Ferencz.

Foi apresentado durante a reunião, um levantamento dos dados sobre a violência, baseados nas fichas de notificação de violência que chegaram até a secretaria da saúde, entre os anos de 2016 e 2020.

Os dados apresentados apontam que foram realizadas 493 notificações de violência nos últimos 4 anos, entre elas violência doméstica, contra ao idoso, e contra a própria vida, sendo que a maior ocorrência foi de tentativa de suicídio com 292 notificações, e 34 suicídios.  Os casos de violência sexual notificados foram 19 e contra o idoso foram feitas 28 notificações.

“Nós sabemos que esses dados não traduzem a nossa realidade, pois são apenas os que chegaram a ser notificados”, afirmou a coordenadora da reunião, Aline Bonete, que ressaltou a importância da discussão que está acontecendo, a fim de traçar o perfil real da violência e oferecer apoio e acolhida para a pessoa que muitas vezes não denuncia por não ter esse suporte.

Após a apresentação dos dados foi feito um debate entre os presentes, e no final da reunião ficou definido que cada instituição ou entidade irá encaminhar até o dia 15 de dezembro os trabalhos que já realizam sobre o assunto e quais são as dificuldades para ser montado um documento que será compartilhado com todos os integrantes do Núcleo, afim de manter e definir novas ações para diminuir e prevenir os casos de violência em União da Vitória.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Noventa atletas participaram da final do campeonato paranaense de downhill em União da Vitória

Próxima publicação

Acompanhe a programação do Natal Encantado