Sistema de Avaliação Educacional é desenvolvido em Bituruna


Sistema de Avaliação Educacional de Bituruna mede índice de desempenho escolar em português e matemática

em Região por

A Prefeitura de Bituruna desenvolveu há um ano uma ferramenta para medir o índice de desempenho escolar em português e matemática dos alunos do ensino fundamental na rede municipal de ensino. Criado pela Secretaria de Educação e Cultura, baseado no Plano Municipal de Educação, o Sistema de Avaliação Educacional de Bituruna – SAEB foi aplicado em 2017 e 2018 em 60 turmas do 1º ao 5º ano de 8 escolas.

Os índices auxiliarão diretores, coordenadores pedagógicos e professores a detectar quais áreas os alunos apresentam maior dificuldade e quais as turmas que precisam receber mais atenção

Nesta semana foi divulgado os primeiros resultados comparativos. O primeiro comparativo apresentou um índice geral de 70% de acertos em português e de 75% em matemática, evidenciando que 2017 para 2018 a melhora foi de 4,2% na disciplina de português e 7,6% em matemática, num universo de 1500 alunos.

“O SAEB possibilita que saibamos onde precisam ser aplicadas novas estratégias para melhoria do aprendizado e também detectar, a longo prazo, se aspectos sociais estão influenciando no desenvolvimento educacional, para realizar melhorias nas estruturas e ações junto à comunidade”, explica a secretária de Educação e Cultura, Niucelene Isoton.