Vejo as eleições deste ano se aproximarem sem muita expectativa em relação à grandes projetos. A impressão que fiquei é que os grandes projetos já foram feito, tanto do lado paranaense, bem como no lado catarinense. Mas não é bem por aí. Temos muitos projetos que estão nas gavetas de deputados e outros políticos e que não vão para frente, nem para trás. Ficam lá abandonados, num limbo que se projeta de quatro em quatro anos.
Sei que o prefeito Eliseu em Porto União está correndo atrás do projeto do contorno da BR-280/153 com o dinheiro que o Governador Carlos Moiséis prometeu no Plano 1000, mas não vejo os deputados que representam nossa região lutando por muita coisa.
O ex-prefeito Santin Roveda vem acompanhando de perto os estudos da privatização e duplicação do BR-153 e 476 até a Lapa, mas precisa ser eleito deputado federal para que possa realmente brigar por nós.
E assim vamos indo, como sempre, sem expectativas de grandes projetos, sem receber muita importância, recebendo umas migalhas aqui, outras ali e achando que está tudo bem.
Repito aqui, é preciso mais empenho dos prefeitos da região para se unirem em torno de grandes projetos, é preciso que os vereadores de toda a região entendam que seu papel é maior quando apresentam deputados de fora para receber votos aqui. Não queremos ‘subvençõeszinhas…’
CRESCEU
O comércio paranaense cresceu 1,2% no Paraná em março deste ano segundo o IBGE. O crescimento na comparação com fevereiro é no volume de vendas do comércio varejista ampliado, que engloba todos os setores, inclusive construção civil e de veículos. O crescimento no Brasil, nesse mesmo recorte, foi de 0,7%. Os dados consolidados do ano constam na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10).
Já a indústria paranaense cresceu 0,6% em março, no comparativo com fevereiro deste ano. O montante representa o dobro da média nacional (0,3%) e é também o melhor índice da Região Sul do País – Santa Catarina (-3,8%) e Rio Grande do Sul (-0,3%) apresentaram retração no período.
FINALMENTE
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) finalmente publicou nesta segunda-feira, 09, o edital da obra para estabilização do Morro que fica na cabeceira da Ponte Manoel Ribas – Ponte dos Arcos, na entrada de União da Vitória. O trecho está há anos esperando esta obra e recebia pedidos constantes do prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas e de Hussein Bakri, que levou a solicitação ao DER depois das recentes quedas de barreiras. O investimento será de mais de R$ 4,7 milhões e prevê a adequação do maciço rochoso próximo à rodovia com a criação de talude com inclinação segura, duas plataformas horizontais e uma proteção de concreto projetado que vão ajudar na estabilização do morro, além da implantação de uma ciclovia.