Sanepar inicia vistoria técnica em ligações de esgoto de Irati - Teste é feito com uso de corante à base de água

Sanepar inicia vistoria técnica em ligações de esgoto de Irati

293 views
3 mins leitura

Trabalho abrange as proximidades do Parque Aquático e a área central da cidade. As vistorias têm como objetivo assegurar o bom funcionamento do serviço de coleta e tratamento de esgoto, que repercute diretamente na prevenção de doenças.

A Sanepar está iniciando nesta semana o trabalho de Vistorias Técnico-Operacionais (VTOs) em imóveis de Irati, no Centro-Sul. Serão verificados em torno de 2 mil imóveis na cidade. O trabalho começa pelas proximidades do Parque Aquático e, em seguida, passará pela região central.

As vistorias têm como objetivo assegurar o bom funcionamento do serviço de coleta e tratamento de esgoto, que repercute diretamente na prevenção de doenças, na preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente.

“O acesso ao imóvel para a vistoria é feito mediante o consentimento do morador. Durante a visita, os técnicos verificam se as instalações hidrossanitárias estão de acordo com as normas da Sanepar e a Legislação Ambiental”, destaca o coordenador de Redes da Sanepar na região, Vanderlei Pedroso Fernandes.

De acordo com o coordenador, nas vistorias são verificados os pontos de lançamento de esgoto do banheiro, da cozinha, da lavanderia e outros onde há captação de água de chuva, como ralos. “E verificamos também a existência de caixa de gordura”. Os testes são feitos com corantes à base de água, que não danificam as louças sanitárias.

REGULARIDADE – Para que esteja ligado corretamente, o esgoto do imóvel precisa ser lançado na rede coletora da Sanepar, e a água de chuva lançada na galeria pluvial. Também é necessário possuir caixa de gordura e não ter fossas ou sumidouros, se houver rede coletora de esgoto disponível.

Estando tudo de acordo, o morador receberá um certificado de regularidade do imóvel. Nos casos em que houver irregularidade, a equipe de vistoria vai orientar as adequações por meio de uma notificação. Após 30 dias a equipe volta para verificar se foram feitas as correções.

As vistorias serão realizadas pela empresa terceirizada Engezzi Engenharia, com profissionais capacitados e fiscalizados pela Sanepar. Eles estarão uniformizados, portando crachá e identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Dois prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná não resgatados expiram nesta quinta-feira

Próxima publicação

Dos 12 empregadores na ‘Lista Suja do Trabalho Escravo’ no Paraná, um é de Porto Vitória