Resumo da Semana 02 a 08-07

650 views
4 mins leitura

Aconteceu na Semana Passada
Apesar do cenário negativo nos mercados internacionais, o Ibovespa conseguiu fechar a semana em alta de +0,7%, alcançando os 118.898 pontos. Esse desempenho foi impulsionado pelos avanços nas pautas econômicas em Brasília.

No Brasil

O destaque foi a aprovação do texto-base da reforma tributária pela Câmara dos Deputados. Após décadas de discussões, o país deu um passo importante ao unificar cinco tributos diferentes em um único Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Essa reforma tem o potencial de criar um sistema mais transparente, equilibrado e simples, reduzindo litígios, custos de conformidade e má alocação de capital. No entanto, seu impacto imediato nas empresas é ambíguo, pois a carga tributária pode aumentar ou diminuir dependendo do setor. Além disso, na sexta-feira, o PL do CARF foi aprovado, prevendo a retomada do voto de qualidade pelo governo, o que é fundamental para aumentar a arrecadação de acordo com as novas regras fiscais. Agora, ambos os textos seguem para o Senado.
Os avanços na agenda econômica contribuíram para uma queda nos juros futuros e impulsionaram a Bolsa a iniciar o mês de julho com ganhos.

Nos EUA

Os ativos financeiros foram pressionados por preocupações com possíveis aumentos de juros pelo Federal Reserve (Fed). A ata da última reunião do Fed, divulgada na quarta-feira, sinalizou que o banco central dos Estados Unidos pode retomar a trajetória de aumento das taxas de juros após a pausa em junho. Além disso, os dados econômicos divulgados ao longo da semana, como o índice de gerente de compras (PMI) de serviços e o relatório ADP de criação de empregos, reforçaram a perspectiva de um mercado de trabalho aquecido. Esses fatores levaram a um aumento nos rendimentos dos títulos do Tesouro americano e resultaram em um desempenho negativo nas bolsas globais.

Dólar e Juros

O dólar fechou a semana em alta de +1,81% em relação ao real, cotado a R$ 4,87/US$. Quanto aos juros, a curva DI para o vencimento de janeiro de 2037 registrou uma queda de 4 pontos-base durante a semana, atingindo 10,84%.

O que esperar para essa semana

Os investidores estarão atentos à divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos, que será divulgado na quarta-feira. Também serão relevantes os discursos de diversos dirigentes do Fed, que poderão fornecer insights sobre a política monetária futura. No Reino Unido, os destaques serão o relatório de emprego e o PIB mensal de maio. Na China, os dados de inflação ao produtor e ao consumidor, bem como os resultados do comércio exterior de junho, serão acompanhados de perto.
No Brasil, a agenda de indicadores trará o destaque para o IPCA de junho, que será divulgado na terça-feira. Espera-se uma deflação mensal de -0,13%, impulsionada pela queda nos preços dos alimentos, descontos nos automóveis novos e redução dos preços da gasolina. Além disso, os dados sobre as vendas no varejo e as receitas do setor de serviços em maio serão importantes para avaliar a atividade econômica.

FONTE: https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/ibovespa-avanca-07-apesar-de-semana-negativa-para-mercados-globais-impulsionada-pela-agenda-economica/

Mateus H. Passero
Assessor de investimentos
4traderinvest.com.br
41 9 9890 9119

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Vieses Comportamentais

Próxima publicação

Certificados de Recebíveis e Securitização