“Rainha do Mate”: Empreendedora de União da Vitória é homenageada por RPC no mês das mulheres

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Elizabete Capeleti é uma das lideranças femininas mais proeminentes da região e tem promovido inovações no mercado do mate

A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) homenageou 22 mulheres paranaenses inspiradoras através de um e-book no Mês das Mulheres. Entre diversos nomes de destaque, a empresária de União da Vitória, Elizabete Capeleti, também conhecida como Rainha do Mate, foi escolhida como uma das mais inspiradoras mulheres do estado. Com 42 anos, ela construiu um legado no empreendedorismo, atuando em vários ramos do comércio e quebrando paradigmas na área empresarial. Atualmente, é diretora da Capimar, e já foi responsável por inúmeras mudanças e inovações no mercado do mate. Elizabete concedeu entrevista ao Iguassú, onde discutiu sua vida e carreira.

Valores de empreendedorismo

Sobre que valores aprendidos a ajudaram a se tornar uma empreendedora, Elizabete respondeu que “Essa bagagem vem muito do meu avô, que era visionário, ele sempre conversava conosco, os netos, falando as coisas reais. Entretanto, ele nunca deixou se derrotar pelas intempéries da vida. Por várias vezes a indústria pegou fogo, tivemos que recomeçar várias vezes. Uma coisa que aprendi com ele, é que não existe crise. Crise é uma coisa que colocam na nossa cabeça. Quando vem uma crise, precisamos aprender a sair do lugar e desenvolver alguma coisa melhor. Ele acreditava muito nos negócios do Brasil”. A empresária se mudou para a região ainda pequena, quando seu pai assumiu a filial de União da Vitória da Capimar, “Meu avô foi o precursor da erva mate no Rio Grande do Sul, e eu como gaúcha, fui criada nesse mundo. Meus pais sempre estiveram juntos na construção da indústria de erva mate que tinha lá, que já tem mais de 70 anos. Quando nos mudamos para cá, meu vô já vislumbrava que aqui era a melhor erva marte para chimarrão. Ele veio para cá para abrir uma filial. E na época, meu pai, seu genro, veio para assumir a construção e direção da empresa. Eu sempre tive muito contato com meus avós e com meus pais, aprendi muito com eles”, relembrou.

Trajetória na empresa

Apesar de hoje ser a diretora, Elizabete começou a trabalhar na empresa da família desde o chão de fábrica: “eu comecei a fazer parte do quadro da empresa desde o chão de fábrica, não iniciei no escritório, sempre participei desde a parte de produção, desde muito pequena, e fui evoluindo. Fiz o curso de administração, e entendendo que a erva mate é um alimento, busquei o curso de nutrição. A partir dessas formações, há 3 anos eu assumi a empresa como a terceira geração. Passei a desenvolver novos produtos, justamente por entender que o mercado do chimarrão pode acabar, por ser muito regional”, afirmou. Uma dessas inovações, foi o Meu Mate, produto desenvolvido pela Capimar, “desenvolvemos o Meu Mate, que é um produto que sai do regionalismo, que você pode consumir em qualquer lugar do mundo, o Meu Mate. Eu costumo dizer que a inovação é você fazer um produto acontecer daquilo que já existe. O mais importante de tudo, é que esse produto foi desenvolvido aqui. Nós temos um produto único, desenvolvido em União da Vitória, por isso eu considero a cidade a capital estadual do mate”.

Ainda sobre o Meu Mate, Elizabete relatou que sua idealização foi um trabalho longo e conjunto: “Quando criei o produto em si, eu entendi que ele não era só um produto, ele precisava de um formato para ser consumido. Aos poucos, fui buscando encontrar esse novo formato, e então criei o copo e o canudo de inox, desenvolvido especialmente para esse copo, e ele [Meu Mate] aconteceu. Ele aconteceu com a equipe toda, cada um provando, experimentando e dando ideias”, disse.

Dificuldades enfrentadas

Para Elizabete, os maiores desafios que ela enfrenta no empreendedorismo são conhecer o novo mercado e difundir o consumo do mate, “Hoje em dia, nós temos que buscar com o cliente qual a sua necessidade, não adianta eu produzir chimarrão se o meu cliente já não toma mais chimarrão. O maior desafio é fazer com que o mate seja consumido nacional e internacionalmente”.

Sucesso nos negócios

“Depende o que se considera sucesso”, foi a resposta de Elizabete, quando perguntada se ela se considera uma empresária de sucesso. “Acredito que sucesso seja quando a empresa anda por si só, e tenha realmente uma rentabilidade que possa bancar novos projetos. O sucesso é só consequência do nosso trabalho. Estamos aqui há 37 anos, e estou à frente apenas há 3 anos. Nós conseguimos sim crescer, e quando eu faço sucesso, não é só meu, mas de toda uma equipe. Sozinha, não conseguiria fazer nada”.

Inspirações femininas

Escolhida pela RPC como uma das mais inspiradoras empresárias do Paraná, Elizabete garantiu que também se inspira em diversas mulheres: “Sempre acompanho muitas delas, inclusive locais. Acredito que todas as mulheres tenham algo que possam acrescentar para mim. Busco filtrar o que é bom para mim e minha empresa, para meus colaboradores. Mas eu me espelhava muito na minha vó, antes mesmo de conhecer o empreendedorismo. Minha vó nunca trabalhou fora de casa, entretanto, eu vejo ela como uma grande empreendedora. Ela era extremamente administradora das coisas do lar, ela administrava muito bem a educação dos netos. Aprendi muito com ela, valores financeiros e humanos”, assegurou.

Segundo Elizabete, uma das chaves do sucesso é se perguntar “’Sou feliz fazendo o que estou fazendo?’ Essa é a primeira pergunta para saber se está no caminho certo. A partir daí, não desistir, pois como uma atividade física que exige muito da gente, temos que focar, buscar os objetivos. Se você está fazendo aquilo que você acredita que tem tudo para dar certo, está no caminho certo. Os caminhos vão se abrindo, vamos buscando parcerias, corporativismo, conhecimento através de outros setores”, relatou.

Ainda ressaltou a importância do apoio local para empresas regionais, “Por ser uma linha de produtos bem específica, exclusivamente feita com extrato de erva mate, o mais importante de tudo é que as próprias pessoas da região valorizem os produtos locais. Muitas empresas daqui vendem mais para fora, do que para a cidade. Recebemos muito feedback de fora, outras cidades, e daqui, temos em média 20% de retorno. Se nós quisermos crescer como um todo, precisamos valorizar mais os produtos daqui. Temos produtos maravilhosos sendo produzidos na nossa região. Precisamos valorizar o que é daqui, para que as pessoas de fora aprendam a valorizar mais ainda”, falou.

Próximos passos

Sobre seus próximos passos, a entrevistada alegou que “nosso próximo projeto é o Super Mate, o suplemento energético de mate, fazer com que ele seja conhecido e consumido entre nossos atletas e pessoas que querem melhor saúde e bem-estar. A partir dele, tem outros segredos, e acredito que a partir do ano que vem vamos colocar em prática. No começo do inverno vamos lançar um chá específico para perda de peso, aceleração de metabolismo, para final do ano vamos lançar o Super Mate efetivamente, e para o ano que vem temos mais dois produtos”, concluiu.

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