Presidente do TRE-PR se reúne com juízo eleitoral e comando militar de União da Vitória e região

343 views
10 mins leitura

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, acompanhado do doutor Valcir Mombach, diretor-geral, e do doutor Josmar Ambrus, secretário da presidência, se reuniu, na manhã da sexta-feira, 06, com juízas e juízes eleitorais e chefes de cartório de União da Vitória, Palmas, São Mateus do Sul, Mallet e São João do Triunfo para tratar de temas ligados aos preparativos das Eleições 2022.

O evento, realizado no auditório do Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), que na oportunidade assinou termo de adesão ao Uniamiga, Programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, contou com a presença do doutor Luís Mauro Lindenmeyer Eche, juiz da 153ª Zona Eleitoral de União da Vitória e diretor do fórum eleitoral.

Combate à desinformação

Em seu discurso de abertura, o desembargador Coimbra de Moura destacou que o “dever maior da Justiça Eleitoral é levar a informação correta e combater a desinformação”, ressaltando pesquisa do Instituto Datafolha que constatou que 82% das brasileiras e brasileiros confiam na urna eletrônica. Por fim, garantiu “que nosso sistema de votação é seguro, rápido, eficiente e transparente”.

Foram apresentados quatro painéis: no primeiro deles, o coordenador de Serviços e Ambiente, Marcos Fábio Portela, e o chefe da Seção de Gestão de Urnas, Roney César de Oliveira, falaram sobre o processo eletrônico de votação e os dispositivos de segurança da urna eletrônica. Logo depois, o coordenador de Planejamento de Estratégia e Gestão, Diogo Sguissardi Margarida, falou de temas ligados às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da importância das audiências públicas.

Por fim, a servidora Melissa Diniz Medroni, da Coordenadoria de Comunicação Social, tratou do atendimento à imprensa e apresentou o Gralha Confere, importante ferramenta de combate à desinformação, bem como a Cartilha Cidadã e o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, sendo seguida pelo coordenador de Segurança e Transporte, Flávio Henrique Marçal Rodrigues, que abordou as ações institucionais ligadas à área de segurança e inteligência.

Estudantes

Cerca de 40 estudantes saíram de São Mateus do Sul especialmente para participar do evento, a convite da chefe do cartório eleitoral daquele município, Ana Claudia Neumann Cabral. A turma manifestou bastante interesse no TikTok do TRE-PR. As alunas e alunos do Colégio São Mateus estavam acompanhados da diretora Telma Pelegrini Staniszewski e dos professores Fábio Marcelo Andrade Silva e Vilmar Ferreira Franco.

A participação foi um complemento ao projeto da 12ª Zona Eleitoral de incentivar o primeiro título dos estudantes da região. Cerca de 700 jovens foram até o cartório de São Mateus do Sul para se alistar antes do fechamento do cadastro eleitoral.

O evento serviu também como complemento ao Projeto Parlamento Jovem, de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em parceria com as Câmaras Municipais. Estiveram presentes o subtenente Vilmar José Macheli e a professora Marcia Terezinha Naconiecni, representantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Bernardina Schleder, de União da Vitória; e o presidente da Câmara Municipal de União da Vitória, vereador Cordovan Frederico de Melo Neto.

27° BPM

O efetivo do 27°BPM teve a oportunidade de participar da palestra do Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura,

Ele se colocou a disposição dos militares para sempre renovar essa parceria que a tempos vem dando resultados satisfatórios nos eventos eleitorais. Após o chefe da seção de gestão de urnas, Roney César de Oliveira tratou do tema “O processo eleitoral eletrônico” esclarecendo sobre todo o funcionamento do calendário de procedimentos das eleições.

O respondente pelo comando do 27°BPM, Major Sérgio do Prado Nabozny agradeceu a toda a comitiva do TRE-PR pela oportunidade disseminação de conhecimento a tropa da OPM e reforçou a importância desta parceria para garantir o direito a um pleito eleitoral seguro e tranquilo para todos os eleitores da circunscrição do 27° BPM.

 

Justiça Eleitoral bate recordes de atendimentos no dia do fechamento do cadastro eleitoral

A Justiça Eleitoral (JE) superou todas as marcas históricas de atendimentos nas últimas horas da data final do fechamento do cadastro eleitoral de 2022. Ao todo, foram 8.553.519 milhões de pedidos atendidos nos últimos 31 dias, sendo 4.550.465 de forma presencial nos cartórios pelo sistema Elo e 4.003.054 milhões de solicitações feitas de forma virtual pelo Título Net.

Na quarta-feira, 4, data de encerramento do prazo para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2022, a Justiça Eleitoral somou mais de 1,3 milhão de atendimentos. Foram 830.850 mil pela internet e 512.756 mil de forma presencial.

Em todo o país, os cartórios eleitorais funcionaram durante todo o dia. Até as 18 horas, a maioria dos estados já havia finalizado o atendimento ao eleitor que compareceu ao local: PA, RS, PR, PE, AL, RN, MS, CE, GO, PB, RR, SC, MG, BA, ES e TO. O atendimento no Maranhão segue até as 22 horas desta quarta-feira. Nessas localidades, não foram registradas filas e os serviços foram prestados no tempo médio padrão.

Pelo Título Net, é possível realizar uma série de serviços, tais como: requerimento da primeira via do título de eleitor (alistamento), mudança de domicílio eleitoral (transferência), alteração de dados pessoais e local de votação para eleitores com mobilidade reduzida, além da revisão para regularização da inscrição cancelada.

Por conta do alto volume de solicitações nessa reta final do cadastro eleitoral, a JE priorizou os atendimentos no Título Net e sistema Elo. Assim, serviços como os do e-Título – que não impactam a retirada do documento nem a regularização do cadastro de eleitor – ficarão fora do ar até esta quinta-feira (5).

Recorde

Desde a segunda-feira, 2, os sistemas da JE alcançaram números expressivos, sendo batidos diversos recordes históricos dia após dia. Nesta quarta, às 13h39, foi registrado o recorde de acessos simultâneos aos sistemas do TSE: foram 345 mil pessoas conectadas ao mesmo tempo. A título de comparação, esse número é superior à população total de Vitória, capital do Espírito Santo.

Análise

Todos os eleitores e eleitoras que solicitarem a emissão, transferência ou regularização do título até as 23h59 desta quarta-feira (4) terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet na página do TSE.

Cabe destacar, contudo, que é necessário aguardar a análise dos dados. Todos os requerimentos feitos até o dia 4 de maio serão examinados e respondidos. O prazo de resposta é de até um mês.

A partir desta quinta-feira, 5, não serão mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE será fechado para as eleições de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro. (Fonte: TER-PR)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

União da Vitória terá Projeto Crianças no Teatro, parceria entre Audi e o governo do estado

Próxima publicação

Projeto Dança Urbanizarte