Plínio Valério lamenta críticas a incentivos fiscais concedidos à Zona Franca de Manaus

79 views
2 mins leitura

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) lamentou nesta terça-feira (23), em Plenário, o que chamou de preconceito e ignorância de jornalistas, políticos e economistas em relação aos incentivos fiscais concedidos à Zona Franca de Manaus.

Ele criticou ainda o ministro da Economia, Paulo Guedes, que segundo ele, indica o Pólo de Manaus como responsável pela crise fiscal do Brasil. Para Plínio, o Amazonas recebe muito pouco incentivo quando se compara esse valor ao que é arrecadado pela União na própria Zona Franca de Manaus.

O senador citou a Receita Federal do Brasil, de 2017, para mostrar que o Amazonas pagou R$ 13,9 bilhões em impostos, mas recebeu, por meio de transferência, apenas R$ 7,5 bilhões. Na sua avaliação, a Zona Franca de Manaus foi e continua sendo a única política da União favorável ao estado, que é responsável pela geração de 84 mil empregos diretos, 500 mil indiretos além da preservação de 97% da floresta, no Amazonas.

— Quanto vale uma floresta tropical como a nossa preservada para o mundo? Quanto o mundo pagaria para manter preservada uma floresta como a nossa? Quanto o mundo pagaria para restabelecer uma floresta devastada? Incalculável. E vem o ministro me falar de números. Caso, mesmo diante dessas evidências, se alegue que o custo do modelo é elevado, basta lembrar que corresponde a menos de um terço da renúncia fiscal do simples, por exemplo — argumentou.


Source: Senado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Cariocas festejam São Jorge e apontam sua conexão com a cultura do Rio

Próxima publicação

Adiada instalação da CPI para investigar tragédia de Brumadinho