Palmas mostra um bom exemplo de proteção das nascentes

116 views
3 mins leitura

Um grupo de ambientalistas, com apoio da ONG Protetor da Natureza, vem realizando um bom trabalho de ação ambiental, servindo como modelo para outras regiões. Trata-se do programa Proteja uma Nascente, que tem como coordenador o vereador da cidade de Palmas, Edson Luiz Kemes Lagarto, em parceria com o secretario Edson Cassaniga, da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município. Reunindo uma equipe de voluntários, o trabalho começou em 2015 com o objetivo de recompor a mata ciliar na bacia do Rio Caldeiras que abastece com água potável os aproximadamente 50 mil habitantes da cidade sul paranaense.

Segundo o vereador Lagarto, “É necessário fazer algo diferente pensando nos nossos filhos, netos e nas gerações futuras”. Já foram plantadas milhares de mudas de árvores nativas, como pata de vaca, araucária, araçá e ipê. O grupo também ajuda em projetos como Fossa Ecológica e Cisterna. Conforme o secretario “garantir uma água com qualidade para a nossa população é garantir a própria vida, pois não há vida sem água”, ressaltou.

O gerente regional da Sanepar, Aderbal Roncatto, lembrou que a empresa já investiu mais de 11 milhões em obras de ampliação, melhorias na manutenção dos sistemas de água e esgoto. “Com esses recursos foram feitas quase duas mil ligações de água, e mais de dois mil imóveis foram interligados ao sistema de coleta e tratamento do esgoto”, afirmou.

O coordenador do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha, destacou que “ações como esta do programa Proteja uma Nascente é fundamental para a recuperação das bacias hidrográficas, além de provocar uma importante motivação de educação ambiental. O mesmo acontece na Região Metropolitana de Curitiba, onde o jovem Diego Saldanha vem inovando com uma barreira ecológica, evitando que o lixo siga na correnteza das águas do Rio Atuba, que é um afluente do Rio Iguaçu”, falou. Ele lembrou também que a Sanepar atua com abastecimento em toda a área urbana de Palmas (PR), com 100% de água tratada e que a coleta e tratamento de esgoto já passa dos 80%.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Prefeitura realiza mutirão de limpeza nas praças em General Carneiro

Próxima publicação

Por falta de repasse ao INSS, Palmas recebe parecer pela rejeição das contas de 2013