Novo Monumento na Praça do Contestado relata história do conflito

1236 views
7 mins leitura

Projeto e execução de Lauro Ernesto Krug, obra se chama “A História do Contestado”

Nas primeiras semanas de janeiro, um novo monumento que relata a história da Guerra do Contestado foi colocado na Praça do Contestado, que já conta com uma estátua do Monge José Maria, importante líder do povo nas batalhas contra o exército, e um mural com cenas dos acontecidos. O artista responsável pela obra, Lauro Ernesto Krug, um artista plástico especialista em trabalhos com metal, foi contratado pela prefeitura de Porto União para a produzir. A obra de arte consiste em um grande livro de metal, e dentro dele uma família de colonizadores foge da região, à medida que uma locomotiva adentra o cenário.

O Jornal O Iguassú conversou com Lauro em sua casa, onde ele mostrou seu ambiente de trabalho, seu processo criativo e diversas obras de sua autoria. Ele começou relatando como teve a ideia para a escultura do livro, “Eu tive a ideia de fazer esse projeto do livro ‘do nada’, e decidi fazer um livro de ferro gigante. Eu nunca tinha feito uma escultura grande de ferro. Falei com o prefeito, e ele disse que era uma ótima ideia”, disse. Segundo ele, o Prefeito indicou que ele contatasse a Secretaria de Cultura, que pediu que Lauro apresentasse um projeto. O esboço da obra foi montado pelo filho e esposa do artista, e a Secretaria aceitou a proposta.

Incentivo a artistas locais

Para Lauro, a Secretaria de Cultura de Porto União faz sua parte no estímulo a artistas locais, “A princípio, os próprios artistas estão escondidos. Não procuram a secretaria, eu acredito. Tem muitos artistas por aí que nem sabem que podem fazer alguma coisa ser colocada, exposta. Os artistas estão escondidos, não por falta de incentivo da Secretaria de Cultura”, afirmou. Ainda lembrou que, caso artistas locais desejem expor suas obras, existe a feira dos artesões. Também afirmou que, na região, os artistas não são valorizados, “Principalmente os artesões que estão na praça”, disse.

O processo de construção da obra

Lauro afirmou que o material usado foi “aço, chapa. Tudo de ferro, a estrutura, tudo. Eu fui comprando e fui montando. Acertamos com a Secretaria em dezembro de 2019, e dei um prazo de quase um ano. (Essas obras) demoram, pois precisa de muita paciência. É tudo feito na mão. Entreguei a escultura em dezembro de 2020”, relatou.

O artista

Lauro é um artesão que trabalha por encomendas. Ele produz desde lustres, banquetas e mesas, até itens de decoração e presentes, como um tanque de guerra e um carrinho inteiramente de metal, além de decorações de natal e esculturas que retratam profissões. Suas obras já rodaram o mundo, “Já mandei peças para São Paulo, para a Alemanha, que meu filho levou. Tudo por encomenda”, contou. Ainda disse que produz “o que você pedir, o que você imaginar eu faço”, completou Lauro, que produz lustres, abajures, lanternas externas, suportes de flor, mesas e cadeiras, brinquedos, decorações de natal e tudo que seu cliente possa imaginar. O contato do artista é (42) 9103-9952.

A Praça

A Praça do Contestado foi inaugurada no dia 22 de setembro de 2012. A construção tem um papel histórico para toda a região, já que por meio dela ressalta-se a importância do fato histórico do Contestado, que coincidiu com o tratado de divisão de limites entre os dois estados: Santa Catarina e Paraná.

O projeto urbanístico foi elaborado pela arquiteta e urbanista Eliziane Capeletti e executado pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Porto União, em parceria com as demais secretarias de Industria, Comércio e Turismo, Obras, Finanças, Urbanismo, Iluminação Pública, Sinalização Viária e demais setores.

Já do lado de União da Vitória, a obra foi executada pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de União da Vitória, em parceria com as demais secretarias de Industria, Comércio e Turismo, Conselho Municipal de Turismo de União da Vitória (Codetur) , Departamento de Compras e Licitações. O valor total da Praça foi estimado em cerca de R$ 200 mil na época.

A construção é a única praça do Brasil erguida em uma divisa de municípios e divisa de estados, simbolizando a união de um povo. Na época praça foi inaugurada pelos prefeitos de União da Vitória, Carlos Alberto Jung e pelo prefeito de Porto União, Renato Stasiak.   

Homenagens

O Conjunto da obra da Praça do Contestado, inclui  uma estátua, em bronze,  do Monge João Maria , fonte luminosa, mural a Terra Nossa, monumento em homenagem ao Ferroviário , e um mosaico.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Chefe da Casa Civil anuncia escritório de Invest Paraná em União da Vitória

Próxima publicação

Greve dos caminhoneiros começa a ganhar força no País