Nossa saúde, nossa alma


em Jaime Folle por

Em muitos casos, para que haja uma mudança, o ser humano necessita sofrer algum problema, são os avisos. É somente assim que muitos se acordam, no susto e na dor, para perceber que precisam tomar alguns cuidados do seu corpo e da sua saúde. Depois deste susto inicial, com certeza irá fazer por algum tempo revisões periódicas na oficina médica porem quando tudo melhora cai no desleixo novamente.
O corpo, ser material orgânico que nasce, cresce, reproduz e morre, para exercer suas funções, dentre as quais manter seu funcionamento e sua sobrevivência, tem atributos, aptidões e necessidades próprias, que ele busca satisfazer, automaticamente, de forma instintiva e precisa periodicamente de cuidados para que tudo funcione bem.
Quando temos qualquer probleminha com nosso carro, corremos imediatamente à oficina para consertá-lo, fizemos revisões frequentes para mantê-lo funcionando bem e gastamos dinheiro com ele. E como estão as revisões do nosso corpo e da nossa alma? Há quanto tempo não fazemos uma visita a sua oficina médica? Há quanto tempo não vamos à oficina da Igreja?
A alma, ser espiritual que sente, pensa, decide, age e se expressa no mundo material através do corpo, tem também atributos, aptidões e necessidades que lhe são próprias, que a impulsionam a uma evolução contínua, de forma consciente e inteligente. Para isso a alma também precisa alimentar-se e ter revisões periódicas para que ande bem.
Enquanto o corpo tende a satisfazer-se, a alma tem de desenvolver-se, educando-se usando os recursos compatíveis à finalidade desse desenvolvimento. Esses recursos possibilitam alcançar a perfeição possível e a felicidade. Já o corpo é o instrumento que a alma tem para esse trabalho. Enquanto a existência durar, ambos devem trabalhar juntos, buscando viver em equilíbrio.
Valorizemos, pois nosso corpo físico: feio/bonito, doente/sadio, inteiro/deficiente como um bem valiosíssimo. Cuidemos de nossa alma com amor, com carinho, com gratidão pela oportunidade que Deus nos deu, desta existência, com saúde e bem estar de ambos. Por isso se faz necessários as revisões periódicas de ambos para não sofrer as conseqüências depois, e não esperar que os problemas aconteçam para as devidas mudanças.
Até a próxima.