Nono período Agronomia realizam visita técnica ao silo da CooperAlfa

294 views
3 mins leitura

Os acadêmicos do nono período de Agronomia, acompanhados pelo professor Elizandro Fochesatto, na disciplina de Secagem, beneficiamento e armazenamento de grãos, realizaram uma visita técnica ao posto de recebimento, beneficiamento e armazenamento de cereais da CooperAlfa, na localidade de São Pascoal, na cidade de Irineópolis, tendo o objetivo de proporcionar aos alunos o conhecimento técnico de todas as operações que são realizadas em uma unidade de recebimento, beneficiamento e armazenamento de sementes.

A armazenagem é um processo importante no ciclo da produção de grãos. As boas condições dos silos e o cuidado com os grãos garantem a manutenção da qualidade que veio do campo e a segurança para a utilização final do produto.

A Cooperalfa possui uma sólida estrutura de armazenagem de grãos, que vem sendo construída desde sua fundação em 1967 e, vem sendo, constantemente, melhorada e ampliada. Atualmente, a Cooperalfa possui 54 postos de recebimento de grãos, abrangendo os estados de Santa Catarina, Paraná e Matogrosso do Sul.

Ainda neste ano de 2017, passará a receber grãos no Rio Grande do Sul.  Possui capacidade de armazenagem total de 12,6 milhões de sacas sendo 6 milhões de sacas de milho, 7,7 milhões de sacas de milho, 2,2 milhões de sacas de trigo e 250 mil sacas de feijão.

Os associados da cooperativa têm essa estrutura de armazenagem à disposição para entregar ou guardar a sua produção. São duas opções de entrega: cereal depositado (para mais tarde ser vendido) ou o armazenado (para o consumo na propriedade).

“De modo geral, a visita técnica foi um sucesso, os alunos tiveram a oportunidade de ver, na prática, todas as operações que são realizadas em um posto de recebimento, beneficiamento e armazenamento de grãos, além de que, conhecer as tecnologias mais avançadas nos processos de secagem limpeza e armazenamento de grãos, pois, hoje a unidade de recebimento da Cooperalfa de São Pascoal é toda monitorada e acionada via comandos eletrônicos (computador), possui todo esquema de segurança para evitar acidentes aos seus colaboradores, limpeza e cuidados com o meio ambiente”, conta o professor.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Programa de Recuperação Fiscal está em vigor em União da Vitória

Próxima publicação

Vistorias são feitas em postos de combustíveis de Porto União