Os acadêmicos do nono período de Agronomia, acompanhados pelo professor Elizandro Fochesatto, na disciplina de Secagem, beneficiamento e armazenamento de grãos, realizaram uma visita técnica ao posto de recebimento, beneficiamento e armazenamento de cereais da CooperAlfa, na localidade de São Pascoal, na cidade de Irineópolis, tendo o objetivo de proporcionar aos alunos o conhecimento técnico de todas as operações que são realizadas em uma unidade de recebimento, beneficiamento e armazenamento de sementes.
A armazenagem é um processo importante no ciclo da produção de grãos. As boas condições dos silos e o cuidado com os grãos garantem a manutenção da qualidade que veio do campo e a segurança para a utilização final do produto.
A Cooperalfa possui uma sólida estrutura de armazenagem de grãos, que vem sendo construída desde sua fundação em 1967 e, vem sendo, constantemente, melhorada e ampliada. Atualmente, a Cooperalfa possui 54 postos de recebimento de grãos, abrangendo os estados de Santa Catarina, Paraná e Matogrosso do Sul.
Ainda neste ano de 2017, passará a receber grãos no Rio Grande do Sul. Possui capacidade de armazenagem total de 12,6 milhões de sacas sendo 6 milhões de sacas de milho, 7,7 milhões de sacas de milho, 2,2 milhões de sacas de trigo e 250 mil sacas de feijão.
Os associados da cooperativa têm essa estrutura de armazenagem à disposição para entregar ou guardar a sua produção. São duas opções de entrega: cereal depositado (para mais tarde ser vendido) ou o armazenado (para o consumo na propriedade).
“De modo geral, a visita técnica foi um sucesso, os alunos tiveram a oportunidade de ver, na prática, todas as operações que são realizadas em um posto de recebimento, beneficiamento e armazenamento de grãos, além de que, conhecer as tecnologias mais avançadas nos processos de secagem limpeza e armazenamento de grãos, pois, hoje a unidade de recebimento da Cooperalfa de São Pascoal é toda monitorada e acionada via comandos eletrônicos (computador), possui todo esquema de segurança para evitar acidentes aos seus colaboradores, limpeza e cuidados com o meio ambiente”, conta o professor.