Aproximadamente 180 animais já estão inscritos no mutirão de castração de cães e gatos, que acontece no mês de maio em Irineópolis. As inscrições para essa edição foram encerradas, mas a prefeitura já está organizando o cronograma para a realização de outro mutirão ainda neste ano.
O governo municipal está investindo R$30 mil para a realização desta edição do mutirão de castração, que atenderá animais cuidados por tutores em situação de vulnerabilidade social. “Com essa ação a prefeitura está atendendo pessoas que não têm condições de fazer o pagamento da castração de seus animais de estimação. É uma medida importante para ajudar a prevenir doenças que atingem a população animal e as ninhadas indesejadas, que muitas vezes acabam resultando no aumento de animais nas ruas”, explica o prefeito Lademir Arcari.
Além do mutirão de castração, em Irineópolis também são realizadas ações nas escolas, como palestras sobre bem estar animal e guarda responsável de cães e gatos. O tema também é abordado em atividades do projeto Cras em casa. “É um trabalho em conjunto com as secretarias municipais buscando orientar sobre normas e regras da guarda responsável que incluem, entre outras coisas, alimentação de qualidade, vermifugação, vacinação,abrigo, carinho e proteção”, destaca o médico veterinário da prefeitura, Paulo Chiarentin. As ações também contam com o apoio da Associação de Bem Estar Animal.