Hussein Bakri e Guto Silva entregam kits de robótica a escolas da região Sul do Paraná

221 views
9 mins leitura

O Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, e o Chefe da Casa Civil, secretário Guto Silva, entregaram nesta quinta-feira, 14, em União da Vitória, kits de robótica a escolas estaduais do Sul do Estado. A ação inovadora integra o programa Robótica Paraná, que tem um investimento de R$ 9,1 milhões. O objetivo do Governo Ratinho Junior é oferecer aos alunos novas habilidades e conhecimentos para as profissões do futuro a partir das aulas de programação.

“Esse programa é uma imensa janela que se abre para os estudantes do Paraná, ao proporcionar a eles o acesso a uma educação moderna e atualizada e que é ofertada em países como Coreia do Sul, Japão, Finlândia. Com esses kits, os alunos poderão explorar toda a sua criatividade e, ao mesmo tempo, aprender e aplicar na prática conceitos de tecnologia”, destacou o deputado Hussein Bakri.

As escolas do Sul do Paraná contempladas na primeira etapa do programa são: Santa Bárbara (Bituruna); São Francisco de Assis (General Carneiro); Duque de Caxias, Orlanda Santos, Turvo e Zuleide Portes (São Mateus do Sul); Neusa Domit e José de Anchieta (União da Vitória).

No total, mais de 2,5 mil kits estão sendo entregues – 10 por escola –, totalizando neste primeiro momento 257 colégios e cerca de 10 mil alunos de todo o Estado. O material é composto por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo.

Dividido em três módulos de 42 aulas – um para cada série do Ensino Médio –, o conteúdo vai englobar programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.

Cada aula é dividida em três momentos distintos: a contextualização, quando os alunos veem como o tema é aplicado no mundo real; depois, a parte de montagem, programação e testes; e, ao final, um momento de feedback, compartilhamento e organização do material. Para facilitar o processo de aprendizagem, os estudantes contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade.

“Daqui a 20 ou 30 anos, haverá profissões que ainda nem foram inventadas e que, obrigatoriamente, vão passar pela tecnologia, pela robótica. Esse kit representa oportunidade, esperança, significa democratizar o acesso ao emprego lá na frente. A partir de agora, os alunos da rede estadual terão a mesma oportunidade dos estudantes das escolas particulares, que já oferecem o aprendizado de robótica há um bom tempo”, ressaltou Guto Silva.

O Prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas destacou a parceria e a importância dos professores, principalmente nessa pandemia. ““Quero fazer um agradecimento público ao Guto e ao Hussein. Faz toda a diferença ter um representante da nossa cidade e região no governo do Estado. O resultado está aqui, a oportunidade que damos aos nossos alunos de se desenvolver cada vez mais.  Temos uma escola pública de qualidade e tenho certeza que no resto do Paraná as escolas são de qualidade. Os professores sabem as dificuldades nessa pandemia mais do que se estivessem em sala de aula, trabalharam em 3 turnos, porque sempre estavam disponíveis para atender os alunos e os pais através das redes disponíveis”, falou.

O chefe da Casa Civil destacou a importância para o futuro do aluno de ter esse conhecimento para poder se encaixar no futuro mercado de trabalho. “Olha hoje é um dia importante desse programa tem sido um sucesso com a comunidade escolar e quem tenho muito orgulho portanto lembrar que os recursos da entrega dos kits são recursos provenientes da Assembleia Legislativa que encaminharam esse investimento e possibilita que o aluno da rede pública do interior tenha as mesmas condições de um aluno da rede privada e dos grandes centros. São poucas escolas privadas no Paraná que tem esse kit robótica. E o que significa o kit robótica? Cerca de 70% das novas profissões, passam pela programação, pela robótica e informática. É o novo mercado trabalho. E dar oportunidade para um aluno da rede pública de ter esse novo instrumento e acesso damos condições para que no futuro quando ele sai para o mercado trabalho ele tenha condições iguais para com os alunos da rede privada e dos grandes centros”

Além das entregas, que fez ao lado de diretores e autoridades, o chefe da Casa Civil participou de reuniões com diretores e lideranças, debatendo assuntos relacionados a região.

“Foi uma ótima oportunidade para saber como está a percepção das ações da Secretaria, de como podemos melhorar e identificar os gargalos para poder dar mais suporte aos núcleos e escolas”, declarou o diretor-geral da Seed-PR, Vinicius Neiva.

Participaram da entrega a coordenadora regional da Casa Civil, Gabi Bakri; o chefe do Núcleo Regional de Educação, Carlos Polsin; além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas, diretores de escolas e professores da região Sul.

O Programa

A iniciativa faz parte do programa Robótica Paraná, lançado no final de agosto, que oferece a alunos do ensino médio da rede estadual conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.

Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo. 

Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. Todos os materiais estão disponibilizados site do Robótica Paraná.

Os professores que desejarem também poderão utilizar o kit para desenvolver atividades dentro da sua respectiva disciplina, de forma pontual ou contínua.

Os professores serão capacitados para poder dar aulas e usar ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos. O treinamento dos professores será feito por técnicos dos Núcleos Regionais da Educação (NREs), que irão orientar como aplicar o material didático, que foi elaborado pela equipe interna do Departamento de Tecnologia e Inovação (DTI) da Seed.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Saúde de União da Vitória inicia monitoramento com pacientes pós-covid

Próxima publicação

Projeto ABC vai levar reforço de aprendizado para alunos de União da Vitória