Governo do Estado e Casan firmam compromisso para conclusão do sistema de esgoto de Xanxerê

38 views
3 mins leitura


Foto: Arley Reis/ Casan

O Governo do Estado e a Casan anunciaram na manhã desta quinta-feira, 17, que vão finalizar o projeto de esgotamento sanitário em Xanxerê, colocando em operação uma infraestrutura fundamental para a saúde e o meio ambiente do município. 

O compromisso foi assinado pelo subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, que representou o governador Carlos Moisés no ato, pela presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, e pelo prefeito Avelino Menegolla. O prefeito eleito da cidade, Oscar Martarello, e seu vice, Adenilso Biasus, acompanharam a assinatura, que ocorreu no auditório da companhia, em Florianópolis.

“Essa parceria demonstra mais uma vez a ação do Governo do Estado de fortalecer e melhorar os municípios, investindo onde eles mais precisam. A Casan vem fazendo muito bem isso, desenvolvendo o saneamento em todas as regiões”, afirmou Chiodelli.

Em sintonia com a gestão que encerra seu trabalho em Xanxerê e com a administração que assume a partir de 1º de janeiro, o acordo permite que a companhia conclua o sistema de esgotamento sanitário implantado com cerca de R$ 10 milhões da Funasa e da Prefeitura Municipal. A previsão é investir mais R$ 3 milhões para operacionalização do sistema. “Tivemos muitas negociações ao longo dos anos, mas saímos daqui felizes de poder concretizar essa obra”, salientou o prefeito Avelino Menegolla. 

Arrecadação

No mesmo ato, a companhia assinou um termo aditivo que garante parte da arrecadação da Casan ao município para aplicação em ações complementares. Os recursos poderão ser investidos em água e esgoto em áreas rurais, na preservação ambiental, na proteção dos mananciais ou em outras atividades estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento, sob o acompanhamento do Conselho Municipal de Saneamento Básico.

“Essa ação permite que o município também faça a gestão de seu saneamento, contemplando o que está fora da área de atuação da companhia. Xanxerê ainda será beneficiado com o projeto do Rio Chapecozinho, que faz parte do planejamento para segurança hídrica do Estado”, afirmou Roberta.

Informações adicionais à imprensa
Mauren Rigo
Assessoria de Comunicação
Casa Civil
E-mail: comunicacao@casacivil.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2005 / 98843-3497
Site: www.scc.sc.gov.br
www.fb.com/casacivilsc / @CasaCivilSC


Informações adicionais para a imprensa:
Arley Reis 
Gerência de Comunicação Social
Companhia Catarinense de Águas e Saneamento
E-mail: areis@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5036 
www.casan.com.br
Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Santa Catarina entrega Selo Arte para Frescal de São Joaquim

Próxima publicação

Governador Carlos Moisés visitará regiões atingidas por enxurrada no Alto Vale do Itajaí