O governador Carlos Massa Ratinho Junior lança o aplicativo Paraná Serviços no Auditório Mário Lobo em Curitiba nesta segunda-feira (18). Trata-se de uma solução inovadora do Governo do Paraná que facilitará a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços. Curitiba, 15/03/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Estado lança aplicativo que facilita a contratação de autônomos

274 views
5 mins leitura

Encontrar uma diarista, encanador, pintor, garçom ou cozinheiro ficará muito mais fácil no Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta segunda-feira (18) o aplicativo Paraná Serviços, uma solução inovadora que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do Estado. São mais de 100 categorias de serviços beneficiadas.

O aplicativo, que já está disponível para os sistemas Android e iOS, vai facilitar a vida do cidadão que pretende contratar um serviço autônomo, além de aumentar a empregabilidade e tirar os trabalhadores da informalidade. “Esta ferramenta vai agilizar a vida de quem busca uma colocação no mercado de trabalho, ligando de uma ponta a outra quem oferece e quem procura por um serviço específico”, destacou o governador.

A ferramenta foi criada pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, por meio de sua Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação e do Departamento do Trabalho, e desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

“A plataforma demonstra como o poder público pode ser um instrumento de soluções para a população e um indutor de desenvolvimento de novos negócios”, afirmou Ratinho Junior. “Queremos fazer com que o Estado seja um grande instrumento de desenvolvimento da área de tecnologia e crie ferramentas que facilitem a vida das pessoas”, enfatizou.

QUALIDADE DE VIDA – O secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, explicou que outras categorias devem ser incluídas no leque de opções do aplicativo. “O nosso objetivo, com o Paraná Serviço, é aumentar a renda dos trabalhadores do Estado e, por sequência, a qualidade de vida da população”, disse. “Quem utilizou o serviço poderá avaliar o trabalho feito pelo profissional, como acontece com outros aplicativos. Quanto melhor avaliado, mais serviços o profissional pode conseguir”, explicou.

CADASTRO E CAPACITAÇÃO – Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho vai fornecer a capacitação profissional e a orientação necessária para que eles se tonem Microempreendedor Individual (MEI).

O cadastro dos profissionais no aplicativo será feito, preferencialmente, nas Agências do Trabalhador, que também ficarão responsáveis pela capacitação desses profissionais para manusear a ferramenta.

Uma pesquisa realizada pela Celepar em 2017 indica que 35% das pessoas que buscam emprego nas agências têm potencial para exercer uma atividade profissional autônoma.

INOVAÇÃO – Para o desenvolvimento do aplicativo, foram utilizadas metodologias consolidadas no mercado, como o Desing Thinking, que visa produzir uma ferramenta que atenda a necessidade do usuário, promovendo a facilidade de uso e objetividade para o resultado.

Segundo o presidente da Celepar, Allan Costa, o aplicativo é mais uma iniciativa de uso da inteligência associada à tecnologia para melhorar a vida do cidadão. “A ferramenta permite aproximar uma demanda que existe no mercado a profissionais que têm condições de prover esse serviço”, disse. “O APP é muito intuitivo, ele vai conduzindo o cidadão no uso. Ele pergunta para o usuário se ele é um prestador de serviços ou quer contratar e, a partir disso, com dois ou três cliques na tela o processo está completo”, explicou.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o secretário de Estado do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; o assessor especial de Gestão Inteligente e Inovação da Secretaria de Justiça, André Telles; o diretor do Departamento do Trabalho da pasta, Ederson Colaço; os presidentes da Paraná Desenvolvimento, Eduardo Bekin; da Cohapar, Jorge Lange; e da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o diretor-geral do Detran, Cesar Kogut; o chefe do Gabinete Militar da Governadoria, major Welby Pereira Sales; o deputado federal Stephanes Júnior; a primeira-dama Luciana Saito Massa; e o ex-governador Mário Pereira.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Incubadora do Tecpar apoia negócios inovadores no Paraná

Próxima publicação

Macedônia do Norte quer aumentar importação de frango do Paraná