Encontro Mate Cultural promove troca de experiências sobre a Erva Mate e conhecimento pessoal em Bituruna


em PR Sul por

Uma das atrações da 1ª Festa da Erva Mate, o Encontro Mate Cultural reuniu no Parque de Eventos mais de 150 pessoas. Uma manhã com palestras e troca de experiências sobre a Erva Mate e conhecimento pessoal. O evento foi direcionado para produtores rurais, ervateiros e outros trabalhadores envolvidos no ciclo da erva mate (cultivo, colheita, industrialização e comercialização, entre outros).

As palestras falaram sobre a história da erva mate, ministrada pelo produtor cultural André Zampier, sucessão familiar com a mestre em Ciências Ambientais Maritânia Bagnara, e inovar para vencer desafios com o palestrante João Carlos de Oliveira. O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, destacou a importância do Encontro e da Festa da Erva Mate para o produtor rural. “Queremos que o produtor continue no campo com qualidade de vida e boas condições de trabalho e para isso proporcionar momentos que transmitem conhecimento são essenciais”.

O diretor do Instituto Brasileiro da Erva Mate, Alberto Tomeleiro, veio de Venâncio Aires para participar do evento e destacou que o Paraná tem muito mercado consumidor para explorar. “Precisamos divulgar e promover mais a cultura da Erva Mate, pois, apesar do Brasil ser o maior produtor da planta, somos apenas o 5° mercado consumidor, perdendo pra países como a Síria, que precisam importar para consumir”, Também participaram do evento o chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Jair Roberval De Mello, o gerente regional da Emater, Cleacir Junior Dall Agnol, o presidente da Associação Biturunense da Erva Mate, Naldo Hiraki Vaz, e secretários municipais, vereadores e servidores públicos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*