DESEMBARGADOR CÉLIO HORST WALDRAFF, NOS CONTA SOBRE A SEMANA DA CONCILIAÇÃO TRABALHISTA

862 views
3 mins leitura

Em uma entrevista ao jornal, o desembargador Célio Horst Waldraff nos contou um pouco sobre a semana nacional da conciliação trabalhista, como essa inicitiva beneficia todas as partes do processo, bem a justiça.

‘‘Normalmente a Justiça do Trabalho promove essa Ssemana Nacional da Conciliação Trabalhista, que esse ano acontece de 20 a 24 de maio de 2024, e são audiências marcadas com objetivo de promover a conciliação.
Mas nos estamos promovendo essa semana, porque percebemos que a conciliação é uma solução que agrada todos os participantes do processo, eventualmente ficam mais satisfeitos com o acordo, do que propriamente a decisão judicial.
E porque isso? Para o reclamante é vantajoso porque ele recebe o mais rápido seu crédito, para reclamado, porque consegue organizar o seu passivo trabalhista, muitas vezes com parcelamento da dívida de acordo com seu fluxo de caixa, e para a justiça é muito importante, pois se torna um processo a menos, permitindo assim dedição de tempo e recursos para processos muitas vezes mais complexos, então essas experiencias estimulam que iniciativas como essas possam acontecer.
A tradição da Justiça trabalhista, em especial aqui no estado do Paraná, é pelo entendimento. Historicamente, nosso estado se destaca na promoção do diálogo e na conciliação, graças à cultura do acordo entre os advogados trabalhistas, o empresariado local e os trabalhadores. A conciliação é sempre a melhor solução. Há um ditado popular no meio jurídico que diz que a conciliação é uma sentença escolhida pelas partes. O acordo gera economia de tempo e de custos para todos os envolvidos
No ano passado foi conciliado somente no estado do Paraná mais de R$56 milhoes, sendo considerado o estado que mais conciliou no Brasil, sendo assim, esperamos que esse nao o resultado seja ainda melhor.
Como fazer uma conciliação?
A parte, seja o reclamante empregado ou empregador, entra no site do tribunal,
inscreve seu processo e a parte contrária é convidada a comparecer em uma audiência onde então o Juiz inicia a conversa para uma possível conciliação.
Lembrando que qualquer tipo de ação trabalhista pode haver um acordo, indiferente da fase em que se encontra o processo’’

No Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), a inscrição de ações pode ser feita até o dia 10 de maio pela internet, no site do Tribunal pelo link https://www.trt9.jus.br/conciliacao/semana.xhtml

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

CÂMARA DE VEREADORES DE UNIÃO DA VITÓRIA REPROVA CONTAS DO EXECUTIVO DE 2019

Próxima publicação

3ª Caminhada Intermunicipal entre União da Vitória – PR e Porto Vitória – PR “Caminho da Erva Mate”