• CURSO-ANÁLISE-VINHO-1.jpg

Curso ensina técnicas de análise sensorial de vinhos e espumantes


Evento será no dia 18 de maio, no IFSC em Canoinhas

em Região por

O Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de Análise Sensorial de Vinhos e Espumantes, que acontece no dia 18 de maio. Assim como as aulas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até o dia 9 de maio, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) do IFSC. Podem participar alunos e servidores do IFSC e membros da comunidade externa, com mais de 18 anos. São 15 vagas disponíveis e a seleção será por sorteio.

O curso terá oito horas de duração, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e vai abordar os seguintes temas: o que é vinho, a arte de servir, aspectos básicos relacionados à enogastronomia e análise visual, olfativa e gustativa. Na parte prática, serão degustados diferentes estilos de vinhos e espumantes. “O objetivo é proporcionar a identificação de uma série de características do vinho, propiciando ao participante o conhecimento necessário para avaliar a cor, os aromas e o gosto do vinho”, explica o coordenador do curso e sommelier, Douglas André Wurz.

Professor do curso de Agroecologia do Câmpus Canoinhas, Douglas decidiu ofertar o curso com a intenção de descomplicar o mundo do vinho. “Precisamos tornar a degustação algo fácil e prazeroso, despertando no participante a busca por novos conhecimentos.”

O primeiro curso de Análise Sensorial de Vinhos e Espumantes faz parte de um conjunto de ações que serão desenvolvidas no Câmpus Canoinhas durante este ano para divulgar a cultura do vinho e capacitar os participantes sobre as técnicas de degustação, englobando a análise visual, olfativa e gustativo de vinhos e espumantes, relacionando a importância do consumo regular e moderado para a saúde humana.

 

Mais informações no Câmpus Canoinhas, pelo fone (47) 3627-4500.