Coronavírus em SC: Estado ativa mais 10 leitos de UTI na Grande Florianópolis nesta sexta-feira

154 views
3 mins leitura


Foto: Mauricio Vieira / Secom

O Governo do Estado ativará mais dez leitos de UTI na Grande Florianópolis nesta sexta-feira, 17. Serão cinco leitos extras de terapia intensiva no Hospital Celso Ramos, na Capital, e outros cinco no Instituto de Cardiologia, em São José. A informação foi repassada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, aos prefeitos das quatro maiores cidades da região em uma reunião virtual nesta manhã. 

No encontro, o secretário também reafirmou a ativação de aproximadamente mais 20 leitos de UTI em hospitais da rede própria do Estado nas próximas semanas. Além disso, o Governo dará apoio com equipamentos para mais 10 leitos intensivos no Hospital de Biguaçu e 10 no Hospital de Caridade. Como as duas unidades não são gerenciadas diretamente pelo Estado, foi pactuado um apoio financeiro dos municípios no custeio. 

“Nós havíamos sinalizado com a possibilidade de colocar 50 novos leitos de UTI na rede da Grande Florianópolis dentro das próximas semanas. Com o somatório dos leitos que pretendemos ativar nos hospitais de Caridade, de Biguaçu, no Celso Ramos, no Nereu Ramos, no Hospital Florianópolis, no Regional de São José e no Instituto de Cardiologia, nós devemos chegar a esse número”, destacou o secretário.

Também durante a reunião, Motta Ribeiro apresentou uma proposta aos prefeitos de transferir temporariamente os pronto-atendimentos de pediatria do Hospital Regional e do Hospital Florianópolis para as UPAs da região por um período de 90 dias. O secretário destacou que a medida poderá provocar alguns transtornos, porém permitirá uma ampliação temporária das UTIs.

“A intenção é de proteger as crianças, ao tirá-las de ambientes onde há a circulação de pacientes Covid. E também oferecer mais serviços para pacientes com o coronavírus. O Estado auxilia os municípios com o RH e que mais for preciso. Dessa forma, também consegue estruturar as unidades para o enfrentamento da doença”, ressaltou Motta Ribeiro.  

Outra informação repassada pelo secretário aos prefeitos é que o Estado abrirá, na próxima semana, edital para chamamento de leitos de UTI na rede privada, caso o cenário aponte essa necessidade.


Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação – SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Sistema desenvolvido com apoio da Fapesc vai disponibilizar dados para facilitar licenciamento ambiental

Próxima publicação

Epagri oferece oficina online e gratuita sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)