Congresso derruba veto ao projeto que incentiva a revelação de novos autores

59 views
1 min leitura

Senadores e deputados derrubaram nesta quarta-feira (25), em sessão do Congresso, o veto total do presidente da República à proposta que incentiva a literatura por meio de concursos regionais. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 95/2017 muda a Política Nacional do Livro (Lei 10.753, de 2003) para prever a realização de concursos com objetivo de revelar novos autores. O Veto 18/2019 recebeu 320 votos contrários de deputados e 44 de senadores.

A iniciativa é do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), com objetivo descobrir e a incentivar novos autores. O presidente da República, Jair Bolsonaro, justificou o veto alegando que “a proposição aumenta despesas públicas sem o cancelamento equivalente de outra despesa obrigatória e sem que esteja acompanhada de estimativa do seu impacto orçamentário e financeiro”. Entretanto, o veto não impede a realização de concurso, desde que haja respaldo orçamentário.

Na sessão do Congresso de terça-feira (24) a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), informou que o próprio governo acatou a derrubada do veto.

— Esse é um texto que basicamente incentiva concursos de livros por crianças nas escolas do nosso país. Então, o governo concordou em derrubar esse veto.


Source: Senado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

TRF nega pedido de Lula para incluir mensagens em processo do sítio

Próxima publicação

Instalada comissão mista da MP 894, que garante pensão a crianças vítimas da Zika