Comunidade Franciscana acolhe novos membros na Diocese de União da Vitória

642 views
4 mins leitura

A Comunidade Franciscana dos Frades Servos Missionários do Espírito Santo (FSMES), presentes na Diocese de União da Vitória, acolheu cinco jovens que deram entrada nas etapas do Postulantado e do Noviciado dentro da Congregação. A celebração com o Rito se deu na Matriz São Sebastião Mártir, no bairro São Sebastião, em União da Vitória, onde o padre Frei José de Jesus, Superior da Congregação atua também como pároco.

João Cícero da Silva e Luan Stevane dos Santos, após terem passado pelo período chamado Aspirantado, deram entrada na etapa do Postulantado. Dentro do rito, os dois jovens receberam o Tau, crucifixo usado no pescoço pelos franciscanos.

Tendo passado um ano na etapa do Postulantado, Cláubio Honório de Almeida, Paulo Roberto R. Cardoso e Carlos Eduardo da Silva Santos, foram o que entram no Noviciado. Logo após o momento da Liturgia da Palavra, os noviços receberam o hábito franciscano, o cordão e o rosário que carregam preso à cintura.

Para o frei Cláubio, que assume o nome religioso de Klaubio do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, pelos quais tem grande devoção, a etapa assumida o coloca na dinâmica de uma vida humilde e de serviço aos mais vulneráveis. “Nessa caminhada percebi que nosso trabalho é mesmo um chamado de Deus. Assumindo a vida religiosa começo a perceber minha missão nesse carisma franciscano que é cuidar dos idosos ou de qualquer pessoa que precise de nós, vivendo na humildade deste serviço e pedindo sempre a Graça de Deus”, destacou frei Kláubio.

Dando ênfase também na virtude da humildade, Frei Jesus, falou da importância de se cultivar e fazer dessa virtude um exemplo para o mundo. “Nada mais triste e feio na Igreja é um religioso ou um padre que não preza pela pobreza e pela humildade. Jesus e nosso Pai São Francisco nos deixou esse exemplo e nós devemos também fazer o mesmo”, exortou o superior da Congregação.

Para Dom Walter, que também é religioso da Ordem Dominicana, o passo dado pelos jovens vai confirmando o chamado de Deus para cada um. “Deus nos chama para servirmos no mundo. Poderíamos exercer qualquer outra função na vida, mas somos convocados por Deus para uma missão diferente. E assim como fez Jesus, ser obediente, casto e pobre para o Reino de Deus”, motivou o bispo.

Após a celebração, membros da comunidade, seminaristas diocesanos e religiosos, padrinhos e madrinhas dos jovens que assumiram o novo passo na Ordem, diáconos permanentes e também as Irmãs Franciscanas que cuidam do Abrigo Santa Clara, todos se reuniram no salão da Matriz para confraternizar o momento tão importante para aqueles jovens, para a Ordem, para a Diocese e para a Igreja, presente e atuante no mundo, em especial na vida dos irmãos e irmãs mais necessitados.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Avenida Manoel Ribas recebe nova iluminação

Próxima publicação

Jornada de Palestras da Câmara de União da Vitória recebe docente da UNC