Comitê de gestão de crise é formado em União da Vitória

171 views
4 mins leitura

Um comitê de gestão de crise foi implantado ao final da tarde de domingo, 27, pelo prefeito de União da Vitória Santin Roveda para discutir a situação e as diretrizes dos serviços públicos no município diante da paralisação dos caminhoneiros. Representantes das secretarias municipais e setores diversos da Prefeitura, também Bombeiros, Polícia Militar, Núcleo Regional de Educação, defesa civil, representante da câmara de vereadores e também representantes do movimento dos caminhoneiros de União da Vitória, estiveram reunidos no Gabinete para coordenar as ações preventivas.

Durante a reunião foi verificado a situação de cada setor de serviços básicos e suas respectivas ações. Buscando resguardar os serviços essenciais à população, o prefeito que decretou situação de emergência na quinta 24, estabeleceu algumas medidas:

Saúde:

A secretaria de saúde esteve reunida com sua equipe de trabalho e defesa civil no inicio da tarde para estruturar o atendimento durante os próximos dias. O atendimento nas estratégias de saúde e unidades de saúde seguem normalmente. O atendimento nos postos de saúde do interior também continuará normalmente, devido as linhas de ônibus estarem restritas e a população não conseguir vir para a cidade, será mantido as consultas nos postos do interior. A entrega de medicamentos também não sofreu alterações.O CAPS continua com seu atendimento normal. Porém, fica suspenso os grupos de atividades, endemias e palestras. As campanhas: Vacinação da gripe que segue até o final de maio e saúde da mulher, que acontece amanhã 28, também está mantida. As consultas e exames realizados fora do município estão sendo analisadas individualmente, priorizando as que são de urgência e emergência.

 

Educação:

 

Devido ao transporte escolar estar comprometido, a dificuldade do deslocamento de professores e o gás de cozinha para o preparo das refeições dos alunos estarem acabando; A Secretaria de Educação informa que as aulas estarão suspensas a partir do dia 29 de maio nas escolas da rede municipal, escolas do interior e nos CEMEIS. As escolas estaduais também estarão adotando essa mesma media.

 

Departamento de Obras:

As demandas do Departamento de Obras estão restritas devido a falta de combustível, atendendo somente o estritamente necessário até que normalize a situação.

 

Coleta de Lixo:

A coleta seletiva de lixo urbano de responsabilidade da empresa Coopertrage está fazendo sua rota normalmente e garante seu funcionamento. A coleta de RSU (Resíduos Sólidos Urbano) também segue em normalidade. Foram estocados combustíveis para manter a coleta em dia durante o período de desabastecimento.

 

Transporte coletivo:

As linhas do interior não estão mais funcionando. As demais estão sendo atendidas normalmente até amanhã 28, a partir de terça 29, as linhas adotaram um sistema reduzido de horários (horários de sábado).

 

Na reunião o prefeito Roveda informou que as metas são continuar viabilizando o máximo de serviços essenciais à população e mantê-la informada. Por isso, o comitê seguirá acompanhando a situação e emitindo boletins informativos que serão enviados à imprensa e veiculados nos canais oficiais da Prefeitura, site e Facebook.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Polícia Civil escolta combustível até Porto União

Próxima publicação

Governo cede e aguarda fim da paralisação dos caminhoneiros