Comissão do Planorte Leite apresenta resultados

175 views
4 mins leitura

Produzir o melhor leite, com qualidade, segurança e confiabilidade é um dos objetivos do Programa Planorte Leite, construído a várias mãos para incentivar a produção no Planalto Norte Catarinense.

O Programa, que tem entre os progenitores a AMPLANORTE e a Epagri, já está em andamento há algum tempo, reunindo famílias produtoras; incentivando a construção de equipamentos para o setor, como plantadeira e aquecedor de água, produtos estes pensados e produzidos na região, além de outras ações que vêm ocorrendo para melhorar a qualidade de vida das famílias, a produção leiteira e a qualidade do leite.

Neste ano, através do Programa SC Rural foi contratada uma consultoria para verificar a viabilidade de implantação de uma agroindústria no Planalto Norte. O estudo já foi entregue e apresentado nesta segunda-feira (28) aos prefeitos em Canoinhas. Através do estudo é possível perceber que o mercado viabiliza a implantação da agroindústria e o trabalho, agora, das entidades mantenedoras do Programa, é fazer com que o projeto saia do papel e alavanque a produção de lácteos da região, trazendo retorno financeiro aos produtores e, com beneficiamento do produto aqui, também aumentando a geração de riqueza.

O presidente da AMPLANORTE e prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti  lembrou que o grande desafio dos produtores é a logística e que este programa vem amenizar esta situação. Pediu que as lideranças trabalhem em conjunto para auxiliar no que for possível para a implantação da agroindústria e o andamento do programa.

O prefeito anfitrião Gilberto dos Passos falou que o estudo facilita o trabalho dos gestores, pois traz embasamento numérico para que se lute pela implantação.

O gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato Noernberg acredita que o caminho para a implantação da agroindústria é o de buscar investidores mistos. Apresentou o estudo, a projeção de consumo, o mercado, as etapas de elaboração e esclareceu que agora o Programa está na fase de divulgação, incentivos e arrecadação de recursos para a sua continuidade. Nas próximas semanas os municípios receberão encontros para explicação e apresentação do programa e do estudo junto aos produtores.

Participaram, também, os prefeitos de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros de Souza; Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; Porto União, Elizeu Mibach e de Papanduva, Luiz Henrique Saliba, além do deputado Estadual Antônio Aguiar; o Secretário Executivo da AMPLANORTE, Helio Daniel Costa e os secretários das ADRs de Mafra e Caninhas, Abel Schroeder e Aloisio Salvatti. Vereadores, empresários, produtores, representantes de instituições de ensino e de classe também prestigiaram o evento.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Administração realiza 3º Festival Estudantil da Canção em Irineópolis

Próxima publicação

Mudanças em boletos alteram pagamentos das multas de trânsito