• biometria-porto-uniao.jpg

Cartório eleitoral de Porto União está fazendo recadastramento biométrico


Apesar de não ser obrigatório ainda, o recadastramento já pode ser feito no município

em Porto União e União da Vitória por

Todos os 295 municípios de Santa Catarina estarão cadastrando eleitores biometricamente. A data representa a concretização de uma das metas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina para o ano de 2017.

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

Em 43 cidades o comparecimento  é obrigatório, e serve para confirmar se os eleitores têm efetivamente vínculo com o município. Os eleitores dos municípios com revisão que não fizerem sua biometria terão o título eleitoral cancelado e não poderão votar nas próximas eleições.

Porto União não é obrigado, mas devido a obrigatoriedade no município vizinho de União da Vitória muitos eleitores já estão se adiantando e fazendo seus cadastramentos eleitorais biométricos.

Os eleitores que não votam nem justificam ficam sujeitos a uma série de restrições como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

Os eleitores maiores de setenta anos não são mais obrigados a votar, mas, se desejarem, devem também agendar horário para fazer o cadastro biométrico. Caso não tenham mais interesse em exercer o direito ao voto, estão dispensados de comparecer e não sofrerão qualquer punição. Na região, apenas os eleitores da cidade de Mafra tem a obrigatoriedade de fazer o recadastramento, que vai até o dia 24 de novembro de 2017.

“Estamos com uma grande procura para o cadastramento biométrico. Com a obrigatoriedade em União da Vitória acabamos “pegando a publicidade”. Estamos fazendo em média 120 cadastramentos por dia e se tivéssemos mais capital humano, podíamos estar cadastrando cerca de 300 títulos por dia”, explica o chefe do cartório eleitoral em Porto União Brainer Kist. O cartório em Porto União atende ainda os municípios de Irineópolis e Matos Costa. A procura pelo recadastramento pelos eleitores de Irineópolis também é grande, diz o chefe de cartório.

Segundo informou Kist, para evitar fila, o eleitor pode fazer o agendamento do atendimento pelo site do TER. “Ali no site o eleitor pode escolher a melhor data e hora para fazer o recadastramento”, explica. O horário de atendimento do cartório é das 12h às 19h.


Serviço
: O cartório eleitoral em Porto União está localizado na Rua Matos Costa, 344. Telefone de contato é: 3523 3332


Atendimento com horário marcado

Para agilizar o atendimento, todos os cartórios também passam a disponibilizar o serviço de agendamento, que permite ao eleitor escolher o dia e a hora em que deseja ser atendido. Por enquanto, o agendamento está disponível somente no site do TRE-SC, mas, em breve, deverá ser disponibilizado também via serviço telefônico. Quem não agendar antes poderá enfrentar filas, já que as pessoas agendadas têm preferência no atendimento.

Além disso, é importante ressaltar que, segundo a Lei 13.444/2017, que instituiu a Identificação Civil Nacional (ICN), criada com o objetivo de reunir em um único documento as informações dos cidadãos, a Justiça Eleitoral ficará responsável por armazenar e gerir a base de dados da ICN. Portanto, o comparecimento ao cadastramento biométrico eleitoral é de suma importância para que o cidadão garanta a atualização desses dados e sua inserção nesta nova forma de identificação a ser adotada pelo país.

Vá para o Topo