Campanha do “Junho Verde” é lançada na Assembleia Legislativa do PR


Conscientização da sociedade sobre a necessária preservação do meio ambiente é o objetivo da campanha

em Estado PR por

Foi lançada durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desta segunda-feira, 11, a campanha do “Junho Verde”, período dedicado à promoção de eventos para conscientização da sociedade sobre a necessária preservação do meio ambiente, conforme proposta do deputado Anibelli Neto (MDB) convertida na Lei estadual nº 19.502/2018. Para falar sobre o assunto, o parlamentar convidou o professor especialista em Direito Ambiental, mestre e doutor em Engenharia Florestal, Alessandro Panasolo.

O mês escolhido para a campanha é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente: 5 de junho. De acordo com Panasolo, o objetivo primordial é chamar a atenção sobre os problemas relacionados ao tema e a importância da conservação e preservação ambiental para as presentes e futuras gerações. “Começamos com um Dia Mundial em 1972. O governo federal instituiu uma semana para isto e agora temos no Paraná este mês inteiro dedicado a compreender e aprofundar conhecimentos, para que possamos fazer o uso equilibrado de nossos recursos naturais”, explicou o especialista.

Panasolo entende que sempre é necessário ampliar a discussão das questões ambientais. “Este mês serve também para se demonstrar o que se tem feito com qualidade, o quanto avançaram as legislações e programas e o que ainda é preciso avançar no ponto de vista técnico e jurídico, em relação às regularizações urbanas e rurais, ou na gestão de resíduos e mudanças climáticas”, afirmou.

Segundo Anibelli Neto, a iniciativa da campanha envolve instituições e órgãos públicos para promover a importância da discussão de problemas que afetam o meio ambiente, bem como apresentar ações que ajudem na preservação. “A Assembleia dá este start para que as entidades realizem durante o mês de junho aulas, palestras, discussões e sugestões para um meio ambiente que nos dê orgulho. Tudo por mais qualidade de vida às futuras gerações”, afirmou.

O período coincide com outras datas que tratam do mesmo assunto, como o Dia Nacional da Educação Ambiental; o Dia da Ecologia; o Dia dos Catadores de Materiais Recicláveis; e o Dia do Combate à Desertificação e à Seca. O projeto sugere que um cronograma de ações seja estabelecido pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente para a promoção de eventos e atividades que incentivem a população a participar de ações que auxiliem na elaboração de políticas públicas para a área do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*