Antes de mais nada, vamos esclarecer o que é ser homossexual: É gostar do mesmo sexo. Se for menino ou homem dizem que é “bicha”, se for menina ou mulher dizer que é “sapatão”.
Na verdade, não é nem um nem outro. Esta semana, conversei com uma amiga de muito tempo e ela topou fazermos um bate-papo nesta entrevista.
“Nasci em União da Vitória, tenho 02 irmãos, sendo um deles gay e a outra possui problemas mentais. Já por parte de meus pais, no início ao notarem meu comportamento, não assimilaram bem. Atualmente melhorou, continuo morando com eles e existe um diálogo normal familiar.
Estudou até que nível?
Terminei o ensino médio. No momento tive que parar de estudar, pois estou na luta para me sustentar e auxiliar um pouco em casa. Reconheço que é preciso continuar estudando e, futuramente, pretendo reiniciar meus estudos.
Na sua condição, já teve um relacionamento duradouro?
Sim. Tive aproximadamente 03 ou 04 namoradas. Como todo casal, brigávamos muito. O último inclusive, durou mais de 03 anos e o ciúme foi um dos principais motivos.
No seu dia a dia, por parte da sociedade, recebe muitos preconceitos?
Sim. Perante a sociedade, olhares e atitudes um tanto quanto preconceituosas. O pior é que certa vez já fui agredida violentamente, em frente ao fórum do município, por uma pessoa que invocou por eu ser “sapatão” e me agrediu com socos e pontapés.
Prestou queixa na delegacia?
Sim. Uma vez que conhecia o agressor, chegando até mesmo a vender alguns produtos para ele. Felizmente, neste caso, a justiça funcionou: O tal covarde foi intimado judicialmente para se manifestar, sendo posteriormente condenado a me ressarcir uma quantia em dinheiro por danos morais, além de incorrer em não se aproximar de mim por determinado período de tempo.
Você parece ser discreta. O que você acha dos homossexuais que não revelam sua orientação sexual?
Eu acho que são pessoas que não aceitam sua verdadeira identidade, o que a sociedade denomina como “não sai do armário”. Quanto as atitudes extravagantes, acho que deveriam ter outra postura, uma maior descrição.
Há quanto tempo você “saiu do armário” e a sociedade está mudando?
Aproximadamente 20 anos. E, quanto a sociedade aceitar a homossexualidade, atualmente está mais liberal, sendo que antigamente havia uma maior rejeição ou preconceito por parte das pessoas em geral em relação a opção sexual do mesmo sexo.
Utilize o espaço para uma mensagem sua.
Espero que cada vez mais a sociedade seja mais tolerante quanto a opção sexual das pessoas, bem como respeitassem mais as pessoas, “nós” também fazemos parte deste mundo, batalhamos honestamente para viver e não há mais espaço para tamanha estupidez por parte de algumas pessoas.
RAPIDINHAS 01
Escrevo na terça-feira (23/02) e na quinta o melhor time do Brasil, da américa do Sul e da América Latina, ou seja, o Mengão, deverá ser campeão. Jogo difícil no Morumbi, mas também será difícil o Internacional ganhar do Corinthians no Beira-Rio. Acho que a proporção está 70% a 30% para nós. Com a volta de Willian Arão e Rodrigo Caio, poderemos ficar livres do fraquíssimo Gustavo Henrique. Vamos torcer para um bom jogo, sem a palhaçada repetitiva dos atletas e técnicos que agem como verdadeiros “Alberto Roberto” da escolinha do professor Raimundo.
RAPIDINHAS 02
Meu filhão querido o “04” começou a dura jornada sob um calorão de 38 graus na academia da Policia Militar em Florianópolis.